"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Sacramento da Penitência.


1. Eu, você, nós: todos somos pecadores!
E se alguém disser que não tem pecado, é mentiroso e faz Deus mentiroso” (Cf. 1 Jo 1, 8)

Parece incrível, mas há gente que não se enxerga!
Não enxerga a terrível realidade do pecado que existe dentro de cada um de nós e em volta de nós. Vemos por aí: tanta injustiça, violência, miséria, fome, corrupção, lares destruídos, menores abandonados. E nos perguntamos: “Tudo isso não é fruto de pecado do egoísmo e da maldade dos homens?”.
Vejamos a nossa vida: quantas vezes nós também somos egoístas e fazemos obras contrárias ao Espírito Santo de Deus; quantas vezes deixamos de amar a Deus sobre todas as coisas, com todo o nosso coração, com todas as nossas forças e com todo o nosso entendimento; quantas vezes usamos mal os dons que Deus nos deu: a liberdade, a fé a capacidade de amar, o sexo, e etc.
Pecado não é só matar e roubar. Pecado é deixar de fazer por querer a vontade de Deus em pensamentos, palavras, atos e, sobretudo, em omissões!

2. O amor de Deus é maior e mais forte que nossos pecados:
Foi Jesus que nos revelou, com sua vida e com suas palavras, a bondade e a misericórdia de Deus Pai. Seu próprio nome, Jesus, quer dizer: “Aquele que vai salvar o seu povo do pecado”, (Cf. Mt 1,21). Ele é: “O médico que veio curar os pecadores e chamá-lo para o arrependimento” (Cf. Lc 5,31-32).
Quem lembra das atitudes de Jesus para com os pecadores?
Jesus era Implacável contra a hipocrisia dos fariseus, que não se enxergavam e se achavam os bons; Ele tinha uma bondade incrível com os pecadores que queriam mudar vida!
Lembram da atitude de Jesus com Zaqueu? (Cf. Lc 19, 1-10); E com aquela mulher apanhada em adultério? (Cf. Jo 8, 3-11); ou com Pedro que o traíra? (Cf. Lc 22, 54-62).
Nos três casos, o Evangelho diz que Jesus somente “olhou para eles.”. Ah, aquele olhar de Jesus: aquele olhar silencioso que penetrava fundo no coração! Aquele olhar amigo, que sabe compreender, que apela, que aponta novos caminhos, que perdoa!
O pecado: o meu, o seu, o nosso pecado, Ele perdoa! Ele é “O Cordeiro de Deus que tira todo o pecado do mundo” (Cf. Jo 1,29).
Toda a vida de Jesus foi para resgatar e perdoar, foi para trazer a Vida novamente ao pecador, e sua morte também. Suas últimas palavras lá na cruz, foram: “Pai perdoa a eles!” (Cf. Lc 23,34). Como nos relata São Paulo, Verdadeiramente “Ele morreu pelos nossos pecados!” (Cf. 1 Cor 15,3).
No dia da ressurreição, ao manifestar-se aos Apóstolos, Jesus lhes deu a paz e, depois, soprou sobre eles, dizendo: “Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados” (Cf. Jo 20,21-23).
Nasce assim o Sacramento da Confissão. Um sinal, uma prova do Amor, da Misericórdia e da Vontade que Deus tem sobre nós para que nos libertemos de nossas misérias e cheguemos por meio de sua Misericórdia, Amor e Perdão à Perfeição, à Santidade.

3. O que é mesmo Confissão?
O que, normalmente, o povo cristão e católico chama de "confissão" tem o nome de “Sacramento da Penitência”. “Penitência”, quer dizer “Conversão”, ou melhor: A Penitência leva à Conversão.
Converter-se é sair de uma situação de pecado para um jeito de viver conforme o Espírito de Cristo. A Conversão leva o pecador a dizer: “A vida que eu levo não está certa, eu vou mudar!”.
Celebrar ou participar do Sacramento da Penitência significa e concretiza na vida das pessoas a vontade de mudar, transfigura a conversão. E nisso, Jesus libertador está presente e nos diz como, um dia Ele disse a Zaqueu: “Hoje entrou o perdão e a paz no teu coração!”, da mesma forma Ele fala àqueles que o procuram nesse Sacramento.
E o sinal que pelo poder do Espírito de Cristo, nos reconcilia com Deus e com a Igreja é a Confissão, o Reconhecimento das nossas falhas e pecados.
Sim, quando pecamos, não só nos afastamos de Deus, como também da sua família, que é a Igreja. Sabemos que nem sempre é fácil confessar nossos pecados a um homem, que também é pecador, como todo mundo é. Mas lembremos que para Jesus não foi fácil sofrer e morrer pelos nossos pecados! E acreditemos: a conversão é algo profundamente humano que dá muita paz ao coração de quem a aceita!
Ao meu ver é até muito bom que o padre seja um homem, que também é pecador, como todo mundo: Já pensou se fosse um ser perfeito... Como poderia compreender nossas fraquezas? Sim, é bom ter um amigo cristão, que também luta para ser santo, alguém com quem possamos conversar profundamente e sem medo sobre a nossa vida, alguém que nos compreenda, alguém que possa nos apontar novos caminhos e, sobretudo, que possa (e só ele pode) dizer-nos: Deus, Pai de Misericórdia, que pela Morte e Ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para a Remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Ao dizer estas palavras, o sacerdote estende as mãos sobre nossa cabeça, como sinal de perdão e do abraço de Deus Pai, e, nós respondemos, com o coração puro e cheio de alegria. “Amém”.
Não devemos ter medo de nos “Confessar”, mas sim acreditar no poder e Misericórdia de Deus manifestado neste sacramento. Quantas vezes cairmos, tantas outras Deus estará com sua mão estendida disposto a nos levantar, nos limpar e não apontar o nosso pecado, mas nos amar.
A nossa Igreja é rica em sinais e nos possibilita esse contato com a Misericórdia do Senhor pelo Sacramento da Confissão. É O Espírito Santo de Amor que age na pessoa do Padre que nos Absolve e nos devolve a liberdade de filhos e filhas de Deus.
O Sacramento da Confissão é um encontro de Dois Corações: Um despedaçado e ferido pelo pecado, o outro grande e abundante, desejoso para amar e perdoar; quando os dois se encontram se unem, o coração ferido se cura e se restaura com o desejo de amor e perdão do outro coração e assim alcança mais um passo rumo à santidade.
Creiamos, a Misericórdia de Deus existe e quer nos alcançar! Quantas vezes forem necessárias, procuremos um sacerdote e nos confessemos. A confissão é o Remédio para nossas dificuldades, feridas, pecados e principalmente para as nossas almas.


Texto elaborado para a Catequese com Grupo de Crismandos (24.07.2004)
Paróquia São Pedro Apóstolo, Taboão da Serra.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)