"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

segunda-feira, 23 de março de 2009

Fala Senhor!



1. É bom recordar no hoje de nossa história de algo maravilhoso, uma alegria para a nossa vida e a nossa alma. Nos enchemos hoje desta grande alegria, pois Deus quer falar conosco, quer ter dialogar conosco seus filhos e filhas. Aliás, Ele fala a todo o momento com aqueles que se abrem à sua vontade.
Professamos a nossa fé em um Deus que é fiel, misericordioso, que não volta atrás de sua Palavra. Um Deus que não nos abandona, que continua a nos chamar e a se comunicar conosco através dos acontecimentos da nossa vida, desde o menor ao maior, à conversão e a obediência. E tudo que Ele pede em troca de nós, é a nossa sinceridade, a nossa vontade e disposição em estar em sua presença, cumprir a sua vontade e escutar a sua voz.

2. Deus fala conosco! E ele, Deus, nos dá a sua Palavra para nos dirigir, pois nos ama. E além de nos falar por meio dos acontecimentos do dia a dia, Ele também usa de “enviados”, para se comunicar conosco (Cf. II Cr 36,15).
Aqui nos questionamos. Nós ouvimos a voz de Deus ou a desprezamos? Damos atenção ou não àqueles enviados por Deus para nos comunicar a sua fala, a sua Palavra? (Cf. II Cr 36,16s.).
Vamos deixar de lado este questionamento, e continuar a nossa reflexão, procurando na mesma alguma resposta.

3. Deus tem desígnios para todos nós, e para entender os desígnios de Deus é preciso escutá-lo com o coração e com os ouvidos, é assim que Ele nos mostra a sua fidelidade, colocando sua graça, sua vida e seus planos em nossos caminhos. Ele fala, e nós somos convidados a responder. À Fidelidade de Deus, respondemos com nossa fidelidade que deve sempre ser renovada, por meio da nossa fé e escolhas.
Veja só que coisa maravilhosa: Ele, Deus, não falou somente aos personagens bíblicos, e ali parou de “falar”, Ele continua a nos falar! No entanto, como já dizemos, é preciso prestar atenção naquilo que Ele mesmo coloca em nossa vida, e é preciso também saber acolher a Palavra de Deus no hoje da nossa história.

4. Nos lembramos e somos lembrados constantemente de nossa realidade: nós somos pecadores, e como nos diz São Paulo, o pecado nos fez morrer, mas de Deus nós recebemos de novo a vida pelo Cristo Jesus, Salvador e Redentor (Cf. Ef 2, 5).
Outrora, Deus nos falou pelos antigos e pelos profetas, que transmitiram a sua Palavra boca a boca e depois pela Escrita. No entanto, com Jesus, Ele renova o modo de se comunicar com o homem, pois, em Jesus sua Palavra se encarna. Jesus é a Palavra de Deus viva, encarnada, Verbo eterno, que continua a ressoar em nossos ouvidos como doce, suave e ao mesmo tempo forte voz de Deus (Cf. Hb 1,1-2)
Deus falou e fala conosco, quando nos salvou e quando nos recordamos desta salvação que foi movida tão somente pelo seu amor. Ele nos fez ressuscitar com o Cristo Jesus e nos garantiu assim um lugar ao seu lado no céu, como continua a nos falar São Paulo, mostrou-nos a sua graça, e é por essa graça que somos salvos mediante a nossa fé. Portanto, a salvação não depende de nós, ela é dom de Deus, pois vem somente dele! (Cf. Ef 2,6-9).

5. No entanto, a nossa salvação custou um preço, e um preço alto, um preço de Sangue. Para isto, foi necessário que Jesus fosse levado à Cruz, morresse em nosso lugar, derramasse o seu Sangue e é impossível para aquele que crê nisto não ouvir a voz de Deus dizendo diante da Cruz do Cristo: “Foi por você, porque eu te amo com amor eterno!”.
Deus nos ama não com um amor humano, mas, com um amor que é só dele. Encontramos expressão deste Amor de Deus, naquela passagem do Evangelho de João, conhecida por todos nós: “Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas, tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Não tem como não dizer que o amor de Deus é um amor que Salva, e a expressão deste amor é o Cristo Jesus: Ele veio para nos salvar!
Um pouco mais além neste mesmo capítulo do Evangelho de João, vemos duas coisas importantes. Primeiro, quem crê em Jesus, se aproxima da luz, vive longe das trevas e iluminado pela luz do próprio Cristo deixa transparecer as suas obras. Segundo, sem rodeios Jesus afirma, que quem crê nele está salvo, e quem não crê está condenado!
Não vejo isto de outra maneira, a não ser como voz de Deus a nos falar, que é preciso crer em Jesus e nele ter a vida eterna!

6. Deus continua a falar.
Hoje, num mundo abafado por um secularismo dilacerante de valores e ideologias anti-cristãs, Deus não parou de falar, embora, vivamos em uma realidade de uma sociedade que não se intitula mais cristã, que se diz laica, e assim quer calar a voz de Deus. Porém, trata-se de uma tentativa frustrada de calar a voz do Criador, pois Ele continua a falar nas comunidades cristãs, às vezes pequenas, que se reúnem em seu nome e são chamadas a ser profetas da diferença, e mais do que isso, são chamadas a ser voz de Deus em um mundo tão corrompido pelo egoísmo e por tantos valores distorcidos que tiram o olhar do homem do Cristo Jesus e seus ouvidos da Voz de Deus, inserindo os homens e mulheres de hoje não em um caminho para a vida, mas em uma cultura cruel de morte.
Nós ligamos nossos televisores, e só vemos tragédias de ordem natural e tantas outras provocadas pelos homens. Vemos choro, ranger de dentes, ódio, violência, falta de amor, caridade e perdão, polêmicas acerca de valores que nós cristãos somos convocados a conservar como a questão do sexo somente após o casamento e de nunca consentirmos que o aborto seja realizado em qualquer hipótese; e ainda somos obrigados a engolir dizeres que falam que a Igreja não tem caridade ou é injusta ao defender estas coisas, que vivemos no passado e que enquanto Igreja não podemos interferir na vida e nas escolhas das pessoas.

7. Deus saiu de cena? Está ausente? Onde Ele anda?
A impressão que temos é de que Deus nos abandonou. Porém, a verdade é que Ele está mais próximo do que nós imaginamos, mesmo diante desta realidade perversa que nos circunda. Ele está presente e age poderosamente levantando homens e mulheres de coragem e de fé, que se empenham em fazer com que a sua voz permaneça viva nas mentes e nos corações.
Nós, em nossa geração atual, tivemos a oportunidade de testemunhar a vida e obra de dois gigantes, só para citarmos exemplos desta intervenção de Deus.
O primeiro, João Paulo II, o Papa da Paz, que fez tudo que pôde para reunir aqueles que crêem em Deus e em seu Filho Jesus pelos laços que nos faz ser um único Povo criado por um único Deus. Quando faleceu e parecia que tinha fracassado, o impensável aconteceu, praticamente todas as nações e religiões se reuniram em torno de seu corpo sem vida em Roma, para celebrar a vida de um homem que viveu para proclamar a paz de Deus e a unidade por Ele tão querida. Ao meu ver, este momento foi uma epifania, ou até mesmo uma profecia, daquilo que irá acontecer nos próximos tempos, isto se o homem abrir verdadeiramente sua vida à voz de Deus, e não tentar muda-la, moldando-a às suas próprias convicções.
Lembramos também de Madre Teresa de Calcutá, que diante da pobreza e da morte literalmente falando na Índia, fez a diferença e lançou-se em uma obra sem precedentes, sem estrutura, desacreditada por muitos e que tem colhido muitos frutos para o Reino, para a surpresa de todos.
Quem pode dizer que João Paulo II, Madre Teresa e tantos outros não foram verdadeiramente voz de Deus na humanidade?

8. Podemos citar aqui ainda, o Papa Bento XVI, que com coragem e certamente impulsionado pelo Espírito, em pleno século XXI, diante de tanta polêmica acerca do aborto e da aids, em visita à África neste ano de 2009, denunciou e condenou à viva voz o uso da camisinha, dizendo que ela não é solução, mas, parte do problema no caso da aids no país, e ainda condenando veemente o aborto, defendendo o direito a vida antes de tudo. Aqui, eu me pergunto: “Não seria esta uma das formas da voz de Deus ecoar em nossos ouvidos hoje?”.
A resposta da sociedade para esta posição do Papa foi imediata: “O papa é cruel, o papa não tem caridade, ele é desumano”. Isso porque uma sociedade “laica” acha, porque não acredita, somente acha, que as coisas se resolvem assim facilmente, e não se dá conta de que uma camisinha não é suficiente para impedir a contaminação pela aids e que “legalizando o aborto” só se resolve um “problema de percurso”, esquecendo-se que esta “solução” é responsável por milhares e milhares de milhares de assassinatos “legais” em todo o mundo, porque simplesmente é um direito da mulher decidir se quer ou não prejudicar o seu corpo, trazendo nele um novo ser. Não seria de Deus o direito de decidir sobre a vida? E o que é pior ainda, muitos que se dizem católicos são a favor do aborto, mas, isto é pauta para outra reflexão.

9. Pois bem, voltamos ao questionamento primeiro desta reflexão. Ouvimos a voz dos “enviados” de Deus, como voz de Deus mesmo ou as desprezamos? Deus nos fala de diversas maneiras: na Igreja, na Palavra, na Eucaristia, e por meio dos seus representantes, nossos lideres espirituais, nossos pais, nossos superiores. Estes são, nós querendo ou não, os enviados de Deus, a quem Ele “empresta a sua voz” para conosco dialogar. Será que se quisermos viver debaixo da vontade de Deus, não deveríamos dar atenção à sua voz por meio destes? Deste modo – ouvindo – a nossa fé se torna mais madura, responsável e consciente em relação a todas estas questões.
Porém, temos que ser francos e afirmar que a realidade do homem em relação à escuta é diferente desta exposta aqui.

10. A realidade é que o homem de hoje, mal ouve a voz do seu semelhante, e por isso, não se interessa pela voz de Deus, e quando Deus quer falar, abafa a voz do Criador, a distorce, faz com que a sua própria voz esteja acima da voz de Deus. E ai, acontece o que acompanhamos dia após dia em nossas vidas: Deus vai perdendo pouco a pouco o seu lugar na vida e na história da humanidade.
No entanto, Deus nos surpreende. Mesmo diante desta realidade tão triste, Ele continua a amar não só aqueles que seguem a sua voz, mas também àqueles que fogem ou se escondem dela. Deus nos ama como somente Ele pode amar, e por esse amor quer falar conosco, ter contato, intimidade. Ele nos busca. Muitas vezes nos escondemos ou fugimos, mas, Deus não se cansa de nos procurar, pois Ele quer estar perto de nós.
Temos um Deus próximo de nós, e Ele quer ouvir a nossa voz lhe dizer: Fala Senhor! Com os ouvidos e o coração disposto, deixemos Deus falar em nossas vidas, deixemos-o ser Rei e Centro de nossos corações. E nos alegremos, pois Ele vive e está no meio de nós, e continua a nos falar, nos convocando a sermos porta-voz do seu Reino e do seu Plano de Amor.
Ele é a nossa única esperança!
Fala Senhor! Precisamos ouvir sua voz!

Texto escrito para a Celebração do 4o. Domingo da Quaresma (22.03.2009 - Ano B)
Paróquia Todos os Santos - Com. Santa Emília

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)