"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

sexta-feira, 6 de março de 2009

Esperar no Senhor e se reconciliar com os irmãos

1. Diante de nossa realidade pecadora, o salmista numa oração dirigida ao Pai das misericórdias nos consola: “Se levardes em conta as nossas faltas, quem haverá de subsistir?” (Sl 129 (130), 3). Trata-se daquela velha e sempre nova novidade de que Deus não se importa com o nosso pecado, mas, sim com o nosso coração que, consciente de ter pecado, se inclina à sua misericórdia, pede perdão e se levanta como um coração novo cheio da sua graça.
Quando pecamos, de certa maneira “morremos”, e o caminho de volta à vida, ou a “ressurreição” é o arrependimento. O arrependimento dos pecados traz o pecador de volta à vida. (Cf. Ez 18,28). E sem dúvida é este o desejo de Deus, ver homens e mulheres, filhos e filhas seus mudando de vida e de conduta, se libertando dos laços da morte e do pecado e voltando a viver debaixo de sua graça (Cf. Ez 18,23b).
2. Somente em Deus se encontra o perdão, continua a nos consolar o salmista (Cf. Sl 129(130), 4).
O homem fragilizado pelo pecado só pode encontrar força e alento e mais do que isto, o perdão para os seus pecados em Deus, fonte eterna de vida, misericórdia e perdão.
Falando assim, parece até fácil o processo para receber o perdão de Deus: “Pecamos, nos aproximamos de Deus e pedimos perdão e Ele nos perdoa”. Mas, e a luta que se trava antes disto?
De fato, o homem vive dia após dia uma luta constante, consigo próprio, uma vez que é configurado por limitações e fraquezas que o leva a pecar contra si, contra os irmãos e contra Deus. Tal luta se dá em seu coração, é a luta entre o bem e o mal, que influencia nas escolhas e nas opções do homem.
Deus não quer a morte do pecador, mas sim que ele viva. No entanto, as suas escolhas vão definir se ele vive ou se ele morre. O homem tem a liberdade de escolher entre o bem e o mal, entre o pecado e a graça, no entanto, somente a escolha pelo bem é que o fará verdadeiramente livre!

3. O homem que espera no Senhor sabe lidar bem com isto, mesmo em meio a luta, que pode lhe dar tanto vitórias como derrotas, o homem que espera no Senhor em todas as situações de sua vida, e, sobretudo nas situações de pecado, permanece firme, inabalável, porque colocou a sua confiança não em homens ou coisas deste mundo, mas, no próprio Deus, como continua a nos falar o salmista: “No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh´alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora. Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção”. (Sl 129(130), 5-7)
É preciso esperar no Senhor, nele se encontra toda a graça e perdão!

4. Gostaria neste ponto, de desviar nossa reflexão para o nosso relacionamento com os nossos irmãos e irmãs.
Bem sabemos que muitas vezes pecamos contra o nosso próximo, e a meu ver pelo menos, isto é algo muito delicado, uma vez que nos apresentamos diante de Deus, e em geral estamos com alguma “pendência” com algum irmão ou irmã e “fingimos” que nada está acontecendo e que está tudo normal em nossa vida!
Questiono: Adianta se colocar diante de Deus de coração aberto à sua misericórdia, consciente de que nós erramos, e assim ter confiança e esperar nele a sua graça e favor, sem vivermos em paz com os irmãos? Não seria hipocrisia da nossa parte? Aliás, Deus sonda e conhece todos os corações!
Como é difícil perdoar! Mais difícil é se reconciliar com aqueles com os quais temos faltas; E se torna mais difícil quando nós é que somos os responsáveis por estas faltas; E bem pior é quando o nosso orgulho não nos deixa aproximar do irmão ou irmã que atentou contra nós!

5. Jesus nos convida a nos reconciliar com os nossos irmãos (Cf. Mt 5,20-26).
Convite delicado o de Jesus! Trata-se de um processo longo, demorado, talvez para a vida toda, porém, processo que é necessário. Para iniciá-lo é preciso iniciativa, abertura da nossa parte, por meio da oração e da proximidade com estes irmãos e irmãs que nos feriram ou que nós ferimos. É preciso quebrar o nosso orgulho, a nossa arrogância!
Detrás deste convite de Jesus, está na verdade um convite mais sublime: moldar-nos conforme o seu coração que é manso e humilde, que ama a todos, sem fazer distinção de ninguém!
É um desafio que o próprio Senhor nos lança.
E diante desta realidade: Aceitamos ou não o desafio? A resposta só o tempo, a Espera no Senhor e a nossa iniciativa nos dará! Enquanto não podemos responder, que possamos ter a consciência de que somos chamados a ser um Povo de Reconciliados, moldado conforme o coração do nosso Pastor!
Só assim terá sentido nos reunirmos diante do Altar do Senhor para celebrarmos a Eucaristia, como um povo de reconciliados, que recebe e dá o perdão e vive debaixo da graça misericordiosa de Deus! (Cf. Mt 5,23-24)

Paróquia Todos os Santos (Matriz - Com. Santa Emília)
Texto escrito em 06.03.2009 
para a Celebração da Sexta feira da 1ª. Semana da Quaresma
Primeira Sexta Feira do Mês (Sagrado Coração de Jesus)

Obs: Imagem retirada de http://ssacramento.blogs.sapo.pt/9199.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)