"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

sexta-feira, 13 de março de 2009

A inveja humana e a proposta de salvação de Deus


1. Um dos males que a humanidade sofre e tem por chaga - pelo menos ao meu ver - nos dias de hoje é a inveja. Diariamente vemos nos veículos de comunicação e mídia, que por muito pouco, se rouba, se destrói e até mesmo se mata, por conta deste sentimento que envolve o coração do homem e o cega de tal maneira, que este não se encontra satisfeito, enquanto não possuir o que é do outro, ou até mesmo tomar o lugar do outro, e pior ainda quando quer ser o outro.
Podemos dizer que este estigma faz parte da natureza humana, e configura-se à realidade de pecador que todo ser humano traz consigo. Algo com o qual temos que viver e saber lidar. Aliás, a inveja é um mal que está presente em toda a História da Humanidade, e vai estar presente no meio daquela luta que todos nós travamos em nosso coração entre o bem e o mal.

2. Podemos lembrar de duas histórias, conhecidas nossa e citá-las como exemplo, do que a inveja pode fazer na vida do ser humano.
Lembramos de Caim e Abel. Abel foi assassinado por seu irmão porque este o invejou, uma vez que Deus preferiu a oferta de Abel à sua (Cf. Gn 4,1-16). Lembramos também de José do Egito, que por ser o mais amado pelo seu pai Israel (Jacó), foi invejado pelos seus irmãos, que chegaram a tramar a sua morte, mas o preferiram vender a uma caravana que o levou ao Egito, ao mancharem suas mãos com o sangue de seu irmão (Cf. Gn 37,3-28).
Concluímos num primeiro momento, que, sem dúvida alguma, a inveja é um sentimento bem desprezível!

3. Podemos acrescentar à nossa reflexão, uma passagem bem interessante do Evangelho: “A Parábola dos vinhateiros homicidas”, aonde o proprietário de uma vinha, contrata a vinhateiros para que dela cuidem; estes, porém, matam todos os empregados que o proprietário envia a vinha e por fim o seu próprio filho (Cf. Mt 21,33-43.45-46).
Nos perguntamos: O que levou os vinhateiros a agirem desta forma? Sem dúvida, foram tomados pelo sentimento do qual nós falamos, a inveja.

4. Porém, esta parábola contada por Jesus nos permite nos aprofundarmos um pouco mais em nossa reflexão.
Numa linguagem alegórica, podemos dizer que o proprietário da vinda é o próprio Deus; a Vinha, o povo eleito – homens e mulheres fiéis ao Reino de Deus e ao seu plano de Salvação; os servos, os profetas; o Filho, Jesus; e os vinhateiros homicidas, aqueles que são infiéis.
Pois bem, esta parábola é uma síntese da história da salvação. Salvação esta que pode ser aceita ou recusada por nós; a parábola ainda nos alerta que ninguém pode ter a pretensão de ser salvo, e temos que ter consciência disto, pois a única segurança de salvação é a misericórdia de Deus para conosco.

5. Creio que podemos afirmar com certeza, de que, dentre todos os motivos que levaram Jesus à Cruz, estava o sentimento de inveja da parte dos responsáveis pela sua morte. Jesus anunciou com o seu ministério e vida o Reino do Pai dando um novo sentido a quem não tinha mais sentido nenhum na vida e concedendo a todos que dele se aproximar o acesso ao Pai. Em linguagem mais popular, podemos dizer que Jesus, se importando com os filhos e filhas de Deus, chamou a atenção para si de todos. Aqueles que o levaram à cruz, também queriam a atenção do povo para si, mas, por meio de leis e preceitos que não passavam de simples obrigação e cujo povo já estava cansado. 
A “inveja” humana leva o Salvador à Cruz. Porém, quando eles pensam que o “problema” está resolvido, eis que Jesus renova todas as coisas, pois, eranecessário que Ele morresse e ressuscitasse pra que a sua pregação e o Reino de Deus acontecesse, fossem confirmados. 
 
6. Diante desta realidade maravilhosa de ressurreição, só nos resta nos questionarmos.
Queremos ser os vinhateiros homicidas que com nossos atos e “invejas” continuam a apedrejar, crucificar e a matar Jesus? Ou queremos ser parte da Vinha de Deus, ou seja, seu Povo, que se rende à Ressurreição? O quanto ainda precisamos lutar com o sentimento de inveja em nós?
Durante a nossa vida estaremos sempre entre a inveja humana e a proposta de salvação de Deus. Como viver nesta oscilação? Sem dúvida, Deus virá em nosso auxílio, mas nós também temos que fazer a nossa parte.
A Quaresma é tempo de revisão de vida e de confronto com a Palavra de Deus, é tempo de mortificação, tempo de atualização concreta em nossa existência da Paixão e Morte de Cristo, que em nós torna-se fonte de vida verdadeira na Páscoa da sua Ressurreição.
Por isso, não tenhamos medo de rever as nossas opções e escolhas fundamentais, e de dar em Cristo um novo alento a nossa história, para assim constituirmos a Vinha do Senhor, seu Povo Eleito, livre da inveja e de todo sentimento humano que nos afasta de seu projeto de Salvação.

Texto escrito na Sexta feira da Segunda Semana da Quaresma (13.03.2009)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)