"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Com alegria bebereis do manancial da Salvação (Is 12,4)


1. No livro do profeta Isaias no capítulo 12, o povo de Israel exulta de alegria em Deus, por Ele ter o conduzido de volta à sua terra, porque o mesmo estava disperso pelo mundo ou provavelmente exilado na Babilônia. Identificamos nos seis versículos do capítulo um canto de vitória. É um canto de celebração e alegria, que louva ao Senhor pelas maravilhas realizadas no meio do povo; um canto que proclama a grandeza de Deus na vida do povo. Um canto que celebra a salvação alcançada por Deus para seu povo.
É interessante darmos atenção ao versículo 4, onde se fala do Manancial da Salvação: "Com alegria tirareis água das fontes da salvação". O versículo nos faz entender que é preciso beber destas águas para que se alcançar a salvação.
Na Sagrada Escritura nós encontramos diversas vezes a água, como sinal de salvação ou sinal do Espírito Santo de Deus. Em Isaias 12 não é diferente, a água a qual o povo é convidado a beber é água de salvação, e porque não arriscar dizer, água do Espírito Santo de Deus, mesmo que este ainda não tenha sido revelado neste ponto da história do povo de Israel.

2. Outra passagem da Escritura que nos fala da água ligada à vida é o capítulo 47 do livro do profeta Ezequiel. Ezequiel em sua ultima visão, vê um imenso rio brotar do altar do Templo, que vai crescendo gradativamente até chegar o mar, e por onde este rio passa traz vida abundante (Cf. Ez 47,1-12). Este rio maravilhoso que Ezequiel vê manifesta a benção e a salvação de Deus trazida à terra com a certeza de que Deus está com o seu povo e no meio do seu povo.

3. Pois bem, quando estamos com sede, precisamos beber água. É interessante notar que somente a água pode "matar" de verdade a nossa sede; outros líquidos aliviam esta sensação, mas, não põe fim à sede que sentimos no momento. Isto acontece porque a água é livre de qualquer outro elemento, ou seja, é pura. Bem sabemos também que a água é o elemento essencial para que haja vida.Quando falamos em água, lembramos de muitas coisas; a primeira delas é justamente o saciar da sede; também nos lembramos de purificação e limpeza; recordamos-nos do nosso batismo, onde pela água somos "sepultados" com Cristo e com Ele ressurgimos para a vida nova (Cf. Rm 6,4).

4. De acordo com a Palavra de Jesus no Evangelho, a água também nos lembra a vida eterna: "Pois a água que eu lhe der tornar-se-á fonte de água jorrando para a vida eterna" (Jo 4, 14b).Aqui, dois momentos são importantes recordar nesta nossa reflexão. O primeiro é o diálogo que Jesus tem com a Samaritana à respeito da água viva, cuja citação acima faz parte (Cf. Jo 4,1-42); um segundo momento é a promessa do Espírito Santo que podemos identificar em João 7,37-39 e João 14,15-18, dentre tantas falas de Jesus a respeito do Paráclito.No dialogo de Jesus com a samaritana, identificamos uma fonte sobre a qual Jesus se senta. É Jesus a fonte de onde brota água da vida, por isso ele senta-se sobre a fonte de Jacó. Por detrás da primeira parte do diálogo de Jesus com a Samaritana identificamos uma espécie de pré-promessa do Espírito Santo. Como bem sabemos, a água gera vida. E quando falamos de uma água da vida, estamos falando da presença do Espírito Santo, gerador de vida. Este relato, pois é um prelúdio do Espírito Santo a ser dado após a ressurreição de Jesus, como água que brota do interior daqueles que em Jesus crêem (cf. João 7,37-39). Em suma, Jesus está falando de um "Manancial" de águas vivas que jorrará para a vida eterna. Manancial de águas vivas que brota sem dúvida de seu Coração; uma água que sacia toda a sede e que traz para aquele que dela bebe a salvação. Mais uma vez, o sinal de que Deus está no meio do seu povo. Eis aqui o manancial da salvação.

5. A água é sinal do Espírito Santo, fonte eterna de águas para a nossa salvação. Água que sacia a nossa sede, que cura, que limpa, que transforma, que liberta, que nos restaura, que nos refrigera. É do Espírito Santo, do prometido de Jesus que brota a fonte da salvação; em outras palavras, é Ele mesmo, Jesus que é a fonte da nossa salvação. Jesus veio para matar a nossa sede; é preciso dele beber para podermos prosseguir, ou seja, é preciso parar, se reabastecer, beber do Espírito Santo de Deus, comer da Palavra e da Eucaristia para que possamos continuar a caminhar rumo à vida eterna.

6. Jesus nos fala que do nosso interior fluirão rios de água viva. Esses rios de água viva fluem primeiro do Coração de Cristo, que é fonte de água viva, porque Cristo é o doador do Espírito Santo; ele prometeu, ele doou. "De nosso interior fluirão rios de água viva", disse Jesus, o que é confirmado por São Paulo, ao nos afirmar que nós somos Templo do Espírito Santo de Deus, derramado em nossos corações (cf. I Co 6,19; Rm 5,5).

7. Há um convite do próprio Senhor para que bebamos das fontes da salvação: "Que o sedento venha, e quem o deseja, receba gratuitamente água da vida" (Ap 22,17c); Se estamos com sede de Deus, é preciso nele saciar-nos, beber da água da vida. É preciso beber, e, sobretudo na oração, na Palavra e na Eucaristia saciar a nossa sede de Deus.Jesus disse que do nosso interior fluirá rios de águas vivas, e é por meio da constância na oração, na escuta da Palavra e na participação na Eucaristia que estas fontes começarão a jorrar de nós nos conduzindo à vida eterna. É o Espírito Santo que sustenta o nosso testemunho, e se Ele é água viva a jorrar é preciso ter com ele intimidade. Muitas vezes rezamos com vergonha, e impedimos que as fontes jorrassem do nosso interior e transformem as realidades à nossa volta, a nossa vida, aquilo que somos e temos todo o nosso ser. É preciso clamar com coragem e audácia, permitir que o Espírito Santo, o manancial da salvação nos inunde e nos sacie, pois estas águas vindas do Espírito de Deus inundam e transformam todas as coisas. É Jesus o doador da água da vida, Ele mesmo é Manancial. O mundo tem sede de Deus, de beber do manancial da salvação, que é o Coração aberto de Jesus. Por isso Senhor vos pedimos: "Dá-nos desta água, sacia nossa sede, Estamos sedentos de ti, ó fonte de Água viva!"

"Se conheceres a mim e o dom de Deus,
me pedirás: 'dá-me de beber',
e eu te darei água viva...
Aquele que beber desta água jamais terá sede,
e do seu interior fluirá
uma fonte para a vida eterna",
disse Jesus!
Vem, Espírito Santo!
Dá-me de beber!Dá-me desta água,
sacia minha sede,
Estou sedento de ti,
ó fonte de Água viva, Senhor."


Sacia-nos Senhor, temos sede de ti, tu és fonte de água viva!

Rodolfo Marinho de Sousa.
Paróquia São Bento, Grupo de Oração "Renascer em Cristo"
São Paulo, 10 de Junho de 2010.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)