"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

segunda-feira, 2 de março de 2009

O Jejum que agrada a Deus!


O Tempo da Quaresma, nos motiva a uma série de práticas visando a nossa conversão, dentre elas: a oração, a penitencia e oração. No entanto, diante destas práticas e das propostas que acabamos por fazer neste tempo, devemos nos questionar: “Qual é o jejum que agrada a Deus?”.
O que será que mais importa: as práticas exteriores que nos propomos ou as mudanças espirituais e temporais que estas podem nos levar?
“Acaso o jejum que prefiro não é outro: - quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. Então, brilhará tua luz como aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá”. (Isaias 58,6-8).
Certamente, o jejum que agrada a Deus não é simplesmente a prática externa de se privar de refeições ou de algo que faz parte da nossa vida. Esta face do jejum é válida, sem dúvida, porém, perde seu valor e sentido, se ele não estiver unido à caridade para com o próximo, e também se ele não causar em nós mudanças profundas, como nos relatou o profeta Isaias acima.
O jejum, bem como a oração e a “esmola”, portanto, sem a caridade e sem a mudança de vida não tem sentido nenhum, pois eles “(...) exprimem a conversão com relação a si mesmo, a Deus e aos outros”. (Cf. CIC 1434).
Quem entende e vê o jejum desta maneira, agrada a Deus, pois tem uma alma penitente, “alma penitente” que se oferece e que agrada a Deus, ao invés de oferecer a Ele sacrifícios e holocaustos externos que não o levem à conversão e muito menos ao encontro de Deus (Cf. Sl 50(51) 18-19).
“Deus não despreza um coração arrependido” (Sl 50(51), 19b), coração que o agrada, reconhecendo o seu pecado, e não medindo esforços para que possa viver ele e os seus semelhantes em sua Presença, num jejum que não tem época e nem dias determinados, que caracteriza espera por Deus e esperança na Ressurreição e que se prolonga por toda a vida.

Texto escrito na Sexta Feira depois das Cinzas em 27.02.2009

Obs: Imagem retirada de http://apostoladobrasileiro.com/mass/content/view/572/231/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)