"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

sábado, 21 de março de 2009

A Misericórdia de Deus apaga as nossas faltas e nos leva à plenitude da Vida.


Ao ler o trecho de Ezequiel 18, 21-28, percebemos que Deus é puramente misericórdia, perdão e amor. “Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, guardar todas as minhas leis e fizer o que é direito e justo, viverá com certeza e não morrerá” (v. 21).
A vida de Deus em nós se manifesta justamente nos nossos atos, e principalmente na nossa adesão a Ele, quando nós saímos das nossas fraquezas, ou melhor, as reconhecemos, e voltamos o nosso Coração a Ele. Se arrepender dos pecados, é ressuscitar o coração e caminhar no caminho justo de Deus.
A Misericórdia de Deus apaga as nossas faltas e nos leva a plenitude de vida.
Quando nos arrependemos das nossas faltas, Deus esquece o mal cometido, pois, Ele deseja em primeiro lugar a vida de todos os seus filho e não a morte. Porém, devemos sempre observar aquilo que Deus quer de nós, nos esforçarmos para vencermos as nossas limitações, o pecado e os atos maus que muitas vezes somos influenciados a cometer.
Se mantivermos a nossa vida na infidelidade a Deus, não poderemos viver a vida de Deus, mas acabaremos comprando a nossa morte por tais atos. Afinal, Deus é sempre fiel, quem é infiel e injusto, é sempre o homem, que muitas vezes não se abre a graça e ao Amor de Deus.
Para conservar a vida, precisamos sim nos arrepender e caminhar na integridade. Todos nós precisamos nos lembrar diariamente disso, procurar os meios necessários, para fazer a devida manutenção da nossa vida em Deus, para que não morramos e sim vivamos. Por isso, é necessário participar das Missas, momentos celebrativos que a Igreja nos oferece, e, sobretudo nos encontrarmos com a Misericórdia de Deus no Sacramento da Penitência, confessando humildemente os nossos pecados, pois foi, para ganharmos a salvação e caminharmos rumo à Vida eterna que Deus nos deu esse presente.
São Pio de Pieltrecina já dizia que no confessionário se entra morto e sai ressuscitado. O pecado é morte, é ausência de Deus, e para aqueles que são Filhos de Deus, ouvem a sua mensagem e procuram viver segundo aquilo que Deus diz, não se pode permanecer nas trevas do pecado, mas sim, no caminho da justiça e no reconhecimento das próprias faltas.
E é por isso que Jesus nos adverte no Evangelho que devemos ter condutas favoráveis que nos levem a viver a justiça, e não qualquer justiça, mas uma justiça integra e são que reflita em nós a necessidade diária de reconciliação com Deus e com os irmãos. (Cf. Mateus 5, 20-26).
Temos que ter claro nas nossas mentes e corações que seremos julgados conforme aquilo que fizermos nesta vida. Por isso, que ao oferecer a nossa vida e tudo aquilo que somos no altar de Deus, precisamos antes, compreender o amor e nos reconciliar conosco, com Deus e com os nossos irmãos.
Assim, colocamos não só a nossa vida no altar, mas o desejo de viver a Vida de Deus e a sua Misericórdia, e também a vida daqueles, que podem ter sido feridos pela nossa conduta. Dessa maneira, por meio da reconciliação e reconhecimento de que somos falhos, chegaremos ao céu, e seremos dignos de oferecer a nossa vida no Altar de Deus, para que se manifeste em nós o seu amor, e assim estarmos prontos para continuar seguindo no caminho de justiça.
Lembremos sempre das palavras de João que nos diz que só é possível amar a Deus se amarmos também os nossos irmãos, pois só quem ama chega ao conhecimento de Deus. (Cf. I João 4, 7-21). É o Amor que nos leva ao perdão, é o Amor que nos traz a consumação da Salvação!.


Texto escrito para a Celebração da  Sexta Feira da 1ª. Semana da Quaresma (02/03/07)
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Com. N. Sra. Aparecida.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)