"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

terça-feira, 24 de março de 2009

Conversão e Misericórdia

Conversão de Santo Agostinho Fra Angélico

Muitas vezes e de diversos modos em nossa história nos deparamos com um grande, intenso e irrecusável convite de Deus para cada um de nós; O Senhor nos convida à Conversão, nos convida a vivermos e bebermos de sua misericórdia que é Infinita, diria SEM LIMITES!
Deus com seu Amor misericordioso nos convida dia após dia a mudarmos de vida, nos convida a deixarmos tudo para trás, a deixar tudo o que nos afasta de sua Misericórdia, nos dando assim a oportunidade para chegarmos à Santidade, à glória eterna.
O Amor e a Misericórdia do Senhor nos convidam constantemente a ouvir a sua Palavra, que traz para nós os meios e os caminhos necessários para a mudança e para o encontro pessoal com Ele.
Na Sagrada Escritura por diversas vezes percebemos Deus que convida o seu povo a ouvi-lo, a endireitar os seus caminhos e a mudarem o seu comportamento, a sua maneira de agir; e ao convida-los a isso, Deus promete morar com em seu meio. Percebemos que Deus convida o povo a uma mudança radical e total, e Ele mesmo nos diz que Vê tudo, que sabe de tudo.
Esse convite que Deus fez ao povo nos tempos biblicos, Ele também faz hoje a cada um de nós. Talvez não estejamos na mesma situação daquele povo, mas nós devemos aproveitar este tempo que vivemos e este momento para nos avaliar, ver como anda o nosso coração e a nossa vida diante da verdade, do nosso modo de agir e proceder, e sobretudo na prática do Amor ao próximo.
Talvez ninguém que leia este texto ou escute esta mensagem esteja oprimindo um órfão, uma viúva, um estrangeiro, ou derramando sangue inocente, roubando, matando, jurando falso, servindo a outros deuses literalmente, ao pé da letra. Mas e as nossas atitudes diante do mundo, como estão? Quantas e quantas vezes não fizemos tudo isso de diversas formas e nos apresentamos depois na casa de Deus querendo a Salvação sem mudar de vida, sem acertar, sem corrigir, sem se arrepender, sem ter buscado uma conversão sincera, profunda e íntima diante de Deus.
A Deus ninguém engana, a Deus ninguém faz de bobo, porque Ele vê e sabe de tudo! Ele podia muito bem nos julgar, nos condenar, nos esquecer, mas não! Ele nos dá a chance, a oportunidade, mil vezes se necessário for, para que possamos viver com Ele e Nele, limpos e imaculados, santos e irrepreensíveis. Deus prefere amar a condenar!
A conversão não se dá da noite para o Dia, mas a Misericórdia de Deus é Presente e Atuante todos os dias.
Não dá para sermos bons e maus ao mesmo tempo, não dá para brincarmos com a Misericórdia do Pai: Pecando hoje e pedindo perdão amanhã e no outro dia voltar no erro conscientemente e pedir perdão de novo e assim por diante.
Temos que nos colocar nos lugares dos semeadores apresentados no Evangelho, ou eu sou o semeador bom, ou eu sou o semeador mau. Claro que Deus prefere que sejamos todos bons, semeadores fiéis de seu Campo, de seu Reino, semeadores da verdade, justiça, paz, semeadores da sua Misericórdia. Mas, pelos nossos erros humanos acabamos sendo também os maus semeadores que semeiam a discórdia, a intriga, o egoísmo, a presunção, a ambição e tantas e tantas outras coisas e sentimentos que certamente não vem de Deus.
Infelizmente, o pecado faz parte da nossa realidade! Somos pecadores, limitados, errantes e precisamos muito da Misericórdia de Deus para acertarmos e caminharmos.
A conversão é um processo para toda a Vida. E é muito difícil não errar, por isso que Deus quer ser o bom semeador na nossa Vida e História. É Ele o grande agricultor e cultivador que lança a Semente da Vida que muitas vezes é misturada a Semente do joio, do pecado e do erro, sinais da nossa fraqueza humana.
Crescemos diante de Deus como trigo e joio, e Ele durante a nossa vida e caminhada vai podando e queimando o nosso joio para que nós possamos ser o seu trigo Santo e assim dar frutos depois de colhido, fazer germinar a vida depositada em nós através de nossos dons e talentos e assim viver a sua Misericórdia de maneira abundante e sensível.
A nossa imperfeição é natural da nossa humanidade, mas nós podemos almejar a perfeição: Basta ouvirmos o convite de Deus para mudarmos e assim vivermos com Ele, claro que isso não vai se dar do dia para noite, mas só vai acontecer a partir do momento em que cada um optar e não só optar, mas viver fielmente essa novidade de vida e esse convite de mudança diária.
Precisamos viver a nossa conversão dia após dia, sermos bons semeadores do Reino, comprometidos com a Misericórdia de Deus e empenhados em construir uma vida nova para nós mesmos e para os outros.
Nos lancemos na Misericórdia do Pai e deixemos que Ele nos conduza no Caminho rumo à Santidade.

Texto escrito para a Celebração do 2o. Dia do Triduo da Festa em honra de Santa Ana (24.07.2004) Paróquia São Bento - Com. Santa Ana.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)