"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Gotas de Sabedoria - Luana Lua


“A alma nunca está completa, desde que encontre a sua metade. Pode ser metade de amigo, metade de abrigo, metade de vida, a metade de Amor... Aquele que cura o coração da solidão. Almas afins que se buscam eternamente”

Gotas de Sabedoria - Renata Mangeon


“Então, você chegou com suavidade e sensibilidade da sua alma... atingindo com profundidade e força o meu coração!”

Gotas de Sabedoria - Liang Tzu


“Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo”.

Médico dos médicos


Boa noite a todos!
Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!
Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.
Que médico mais excelente poderia existir?
Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.
Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.
Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia muito tempo!
Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!”
Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.
Jesus é o primeiro oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.
Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer:“Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4 dias.
Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento? O poder de seu amor.
Jesus também é o maior psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!
Deus também é o melhor ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando ele disse a um homem coxo: “Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!
A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é odermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.
Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.
Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo? O negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!
O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes! Ele fez isso por nós!
Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!
No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!
O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver!
Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele.
Seu nome é Jesus.
A este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!

(Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da PUC-PR /2010).

Você ficaria de pé?


Havia um professor de filosofia que era um ateu convicto. Sempre sua meta principal era tomar um semestre inteiro para provar que DEUS não existe. Os estudantes sempre tinham medo de argüi-lo por causa da sua lógica impecável. Por 20 anos ensinou e mostrou que jamais haveria alguém que ousasse contrariá-lo, embora, às vezes surgisse alguém que o tentasse, nunca o venciam. 
No final de todo semestre, no último dia, fazia a mesma pergunta à sua classe de 300 alunos: 
- Se há alguém aqui que ainda acredita em Jesus, que fique de pé! 
Em 20 anos ninguém ousou levantar-se. Sabiam o que o professor faria em seguida. Diria: 
- Porque qualquer um que acredita em Deus é um tolo! Se Deus existe impediria que este giz caísse ao chão e se quebrasse.Esta simples questão provaria que Ele existe, mas, não pode fazer isso!
E todos os anos soltava o giz, que caia ao chão partindo-se em pedaços. E todos os estudantes apenas ficavam quietos, vendo a DEMONSTRAÇÃO. A maioria dos alunos pensavam que Deus poderia não existir. Certamente, havia alguns cristãos mas, todos tiveram muito medo de ficar de pé. 
Bem.... há alguns anos chegou a vez de um jovem cristão que tinha ouvido sobre a fama daquele professor. O jovem estava com medo, mas, por 3 meses daquele semestre orou todas as manhãs, pedindo que tivesse coragem de se levantar, não importando o que o professor dissesse ou o que a classe pensasse. Nada do que dissessem abalaria sua fé... ao menos era seu desejo.
Finalmente o dia chegou. O professor disse: 
- Se há alguém aqui que ainda acredita em Jesus, que fique de pé! 
O professor e os 300 alunos viram, atônitos, o rapaz levantar-se no fundo da sala. 
O professor gritou: 
- Você é um TOLO!!! Se Deus existe impedirá que este giz caia ao chão e se quebre! 
E começou a erguer o braço, quando soltou o giz, escorregou entre seus dedos, deslizou pela camisa, por uma das pernas da calça, correu sobre o sapato e ao tocar no chão simplesmente rolou, sem se quebrar. O queixo do professor caiu enquanto seu olhar, assustado, seguia o giz. Quando o giz parou de rolar levantou a cabeça... encarou o jovem e... saiu apressadamente da sala. 
O rapaz caminhou firmemente para a frente de seus colegas e, por meia hora, compartilhou sua fé em Jesus. Os 300 estudantes ouviram, silenciosamente, sobre o amor de Deus por todos e sobre seu poder através de Jesus. 
Muitas vezes passamos por situações em que acreditamos que "nosso giz" vai quebrar, mas Deus, com sua infinita sabedoria e poder faz o contrário...

EU ESTOU DE PÉ!!! Alguém me acompanha???

(Desconheço o autor)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Profecia: Dom, Testemunho e Incômodo

O livro do Deuteronômio traz à luz diversos temas: os deveres do rei, a obediência a Lei de Deus, o sacerdócio Levítico e o profetismo, dentre outros temas. 
Em relação ao profetismo, o Deus de Israel promete suscitar entre o povo, profetas (Cf. Dt 18,15-20) que dêem continuidade à mensagem de Moisés, considerado o primeiro profeta do Antigo Testamento. 
O profeta é aquele que fala em nome de Deus, que não tem comprometimento com o poder político ou religioso, pois é exclusivamente um “porta-voz” de Deus: “Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar”. (Dt 18,18). 
Por isso o profeta é mediador do Absoluto, portador fiel da Palavra de Deus e não um adivinho ou vidente, pois o profetismo está inserido na necessidade do anúncio da Palavra de Deus e leva o homem a encontrar-se com a verdade e a vontade de Deus. 
O profeta é aquele que incomoda, pois denúncia com freqüência tudo o que afasta o homem da vontade de Deus, como os falsos valores e a falsa moral, a mentira, os hábitos vazios, o culto externo e aparente cheio de hipocrisia e injustiça, quando este ultima deveria ser feito com amor e tendo uma finalidade só: a maior glória de Deus. 
O profeta é aquele que vem para “mexer” na zona de conforto do homem, pois ele é constituído por Deus “para arrancar e demolir, para destruir e abater, para edificar e plantar” (Jr 1,10). 
Por isso que se diz que um profeta nunca é bem recebido em sua pátria, pois ele causa mais desencontro do que encontro, ele vem para incomodar, torna-se perigo para aqueles que estão somente atentos à sua própria vontade e deixam de lado a vontade e a verdade de Deus. 
Devemos tomar cuidado, portanto com aqueles que são falsos profetas, que pensam portar a Palavra de Deus, quando apenas ecoam palavras humanas e usam da Palavra de Deus para se auto-promover (Cf. Dt 18,20). 

Jesus é o grande profeta. Em Cristo encerram-se as profecias do Antigo Testamento e inicia-se o tempo das promessas, pois é Nele em que se revela e se realiza o plano de Deus sobre a humanidade. 
O evangelho nos deixa claro que Jesus ensina com autoridade e é esta mesma autoridade que o fará realizar os milagres, curas, sinais, como sinais proféticos de sua missão e da edificação do Reino de Deus (Cf. Mc 1,21-28). 
Junto a esta realidade está a Promessa de um novo tempo, uma nova realidade, um novo povo nascido e marcado pelo seu Sangue derramado na Cruz. 

Os profetas de hoje, quem são? Somos nós que fazemos parte da Igreja, que portamos e vivemos a Palavra de Deus e somos chamados a ser pelo testemunho “sinais proféticos” para este mundo da comunhão necessária com Deus para a salvação. 
O Espírito Santo nos motiva a denunciarmos profeticamente o mal e a violação dos costumes morais e cristãos, as ideologias que tiram do centro da vida do homem e a vontade e a verdade de Deus, as explorações mais diversas e a falta de respeito à vida e a dignidade humana. 
Se posicionando deste modo, com ousadia e audácia, nós que somos Igreja, seremos mais que profetas, seremos nos lábios do Cristo a própria profecia que clama ao mundo por fidelidade, conversão e santidade. 

A profecia é dom de Deus à Igreja, um dom que incomoda, pois acusa o nosso comodismo ao mesmo tempo em que nos convida a deixarmos as nossas seguranças e ídolos. E é necessário fazer este caminho para alcançarmos a salvação. 
Por isso peçamos ao Pai que suscite em nós o espírito de profetas e que Ele envie à sua Igreja muitos profetas, que sejam sinal de santidade e nos ajude cada vez mais a termos coragem de ouvir e por em prática a Palavra de Deus, fonte de vida e verdade. 
Não tenhamos medo de “profetizar”, de incomodar, pois quando estivermos incomodando este será o sinal de que estamos vivendo e realizando a Vontade de Deus. 

Sem. Rodolfo Marinho de Sousa 
4º. Domingo do Tempo Comum (Ano B) – 29.01.2012

Imagem:  Profeta Isaías tendo os lábios tocados pelas brasas do altar

domingo, 29 de janeiro de 2012

Missa não é "opereta"


Opera é um teatro todo cantado. Opereta, um teatro declamado, falado e cantado. Pode haver danças no meio. É mais ou menos isso! Os detalhes eu deixo para os especialistas em artes cênicas. Missa é culto católico, com séculos de história, que não depende de lugar para acontecer, mas, em geral, acontece num templo. Não é nem nunca foi ópera ou opereta. Quem dela participa não é ator e nem o presidente da assembléia nem os cantores podem ser sua principal atração. 
Mas são! E o são por conta de um fato: a maioria não estudou ou não respeita as orientações dos especialistas de uma ciência chamada "liturgia". Liturgia deve ser o que impede que o altar vire palco, e o lado direito ou esquerdo dele vire coxia! Regula o culto de maneira que transpareça a catequese e a teologia daquele momento. Na hora em que o presidente daquele culto, ofuscado pelas luzes e pela fama local ou nacional, e algum cantor ou cantora deslumbrado com a sua chance de mostrar seu talento roubam a cena, temos mais uma exibição de opereta, num templo católico. Gestos, corridinhas, roupas lindas, música que estoura os ouvidos, o padre onipresente, inserções aqui e ali no script do que tratam como peça de arte, vinte músicas para uma missa, as canções duram 50 minutos e as palavras da missa 12 ou 15, o sermão do padre 25... E o povo que não pagou para assistir, é convidado a deixar sua contribuição no ofertório. Na semana que vem haverá outra exibição... Isto, nos cultos em que o altar vira palco e o celebrante que poderia, sim, ser alegre, comunicativo, acolhedor, resolve se o ator principal com alguns coadjuvantes chamados banda católica. 
Nos outros cultos chamados de eucaristia e tratados como eucaristia a coisa é bem outra! Tem decoro, tem lógica, obedece-se ao conteúdo e aos textos daquele dia, as canções são verdadeiramente litúrgicas, os leitores sabem ler e não engasgam, os microfones não estouram, ninguém toca nem fala para ensurdecer, músicos não entram em competição, nenhum solista canta demais, cantores apenas lideram o povo, ninguém fica dedilhando cançõezinhas durante a consagração, como fundo para Jesus que faz o seu debut, as canções são ensaiadas e escolhidas de acordo com o tema da missa daquele dia, não se canta na hora da saudação de paz porque ninguém diz bom dia, ou como vai cantando...Tais coisas só acontecem nas operetas... 
Nas missas sérias e com unção ninguém fica passando à frente ou atrás do altar, ministro não fica mexendo no altar enquanto o padre prega, padre não exagera nas vestes, não berra, não grita, não dá show de presença, tudo é feito com muita seriedade e decoro. O padre até se destaca pela seriedade. Celebra-se, dentro das nuances permitidas, o mesmo ato teológico com implicações sociais que se celebra no mundo inteiro. Todos aparecem e ninguém se destaca. 
Mas receio ser inútil escrever sobre estas coisas, porque pouquíssimas bandas e pouquíssimos sacerdotes admitem que isso acontece com eles...E ai de quem disser que acontece! Mandam consultar o ibope sobre as novas missas transformadas em operetas, nas quais se privilegia mais canção do que os textos do dia. Perguntem se, depois daquele "somzão" e daquelas inserções com exorcismo, oração em línguas e outros adendos não aumentou a freqüência aos templos! É! Pois é!

(Pe. Zezinho, scj)

sábado, 28 de janeiro de 2012

É necessário entender o valor da Santa Missa



Na Missa, Jesus vem e nos fecunda com a Sua redenção.
As pessoas que apresentamos a Ele, os problemas e as situações que vivemos, tudo isso é assumido por Cristo no Seu sacrifício redentor.
Para isso é preciso que nós católicos entendamos o valor da Santa Missa.
O inimigo de Deus tem consciência da importância da Santa Missa, por isso, faz questão de obscurecer o nosso entendimento.
Ele trabalha a nossa mente para não darmos a devida importância a ela.
Distrai-nos com tudo o que está acontecendo à nossa volta no momento da Celebração Eucarística, como as músicas, os instrumentos e as palmas.
Passamos a ficar preocupados com a procissão de entrada e do ofertório, com os que vão fazer as leituras e a coleta.
E assim, ocupados e distraídos com tantas coisas, ficamos alheios ao sacrifício da Cruz, a grande realidade invisível naquele momento.
Não podemos nos deixar enganar!
Precisamos ter uma liturgia bem preparada, com procissões, leituras, músicas,
mas tudo deve estar centrado na renovação do sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, o sacrifício do calvário.
Quando descobrirmos o valor da intercessão de Jesus na Santa Missa, encontraremos um grande tesouro.

(Desconheço o autor)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

12 dicas para viver um 2012 mais feliz!



Pra começar, devo esclarecer: o melhor ano de nossas vidas precisa ser aquele que estamos vivendo. Afinal, aprendemos com o anterior e a tendência é que possamos experimentar mais acertos e mais felicidade. 
Você certamente vai encontrar, em diversas fontes, muitas dicas de como aproveitar o ano novo ao máximo. Fique atento e aproveite. Assimile o que de mais coerente com seu coração encontrar. Há sabedoria por toda parte, mas precisamos querer enxergá-las. 

1. Permaneça consciente! 
É preciso estar atento para a vida e as oportunidades. Mas tudo isso começa dentro de você. Por isso, permaneça consciente de si, de seus desejos, pensamentos, sentimentos e, principalmente, ações. Só assim você pode ser melhor! 

2. Responsabilize-se pelo que sente, pensa e faz! 
Pare de acreditar que o outro é culpado pelo que você está sentindo! Ciúme, raiva, carência, tristeza ou qualquer outro que você sentir, é seu. É você quem precisa aprender a lidar com eles, em vez de ficar se colocando no papel de vítima e se transformando num reclamão chato e insuportável! 

3. Seja mais gentil! 
A gentileza é poderosa! Transforma relações, derruba barreiras e faz muito bem à saúde física e emocional. Tente. Trate bem quem te tratar mal e veja o que acontece. Aja como se gostasse de todos, e perceba como as pessoas reagem. É impressionante e delicioso esse exercício! 

4. Ouça mais, bem mais! 
Tente se colocar no lugar do outro e compreender por que é que ele está criticando algo que você fez. É uma chance imperdível de se conhecer melhor e crescer, amadurecer. Escute mais. Ouvir é a mais eficiente maneira de construir um novo mundo! 

5. Confie e relaxe mais! 
Pare de brigar com os acontecimentos e com a vida. Confie que tudo é como tem de ser. Deixe o tempo passar. Perceba como sua visão sobre o futuro é limitada e tente acreditar que existe um Deus que tudo sabe! Faça a sua parte e relaxe! 

6. Lembre-se: estresse não é coisa chique! 
Estresse causa muitas doenças e mal-estar. Não se deixe enganar: quem está estressado precisa aprender a colocar limites e a dizer “não” quando for preciso. Solte os ombros, relaxe o corpo e aproveite mais a vida! 

7. Transforme conhecimento em sabedoria! 
De nada adianta ler tudo sobre amor e felicidade, mas não colocar nada em prática, não mudar seus pensamentos e suas escolhas. É preciso fazer diferente para que uma informação se transforme no resultado que você deseja! 

8. Busque ajuda! 
Se estiver difícil mudar sozinho, procure ajuda. Você não precisa conseguir sozinho. Existem muitos caminhos e especialistas disponíveis. Pare de acreditar que somente seu corpo precisa de tratamento. Sua mente e seu coração também precisam de cuidados. Livros, terapias, cursos... invista em você – seu veículo para a felicidade. 

9. Aposte sempre no equilíbrio! 
Nem demais, nem de menos! Quando estiver em dúvida sobre o que fazer, busque dentro de si sua intuição e o caminho do meio. No fundo, você sabe! Assim, você não vai viver se arrependendo por ter se precipitado e nem por não ter se manifestado. 

10. Respire lentamente! 
A respiração é milagrosa. Mas precisa ser praticada corretamente. Inspire profundamente, sentindo o ar chegando até o abdome. Depois, expire também devagar e sinta seu corpo todo relaxando. Faça isso sempre que quiser mais consciência e mais equilíbrio. 

11. Acredite no amor!
Mesmo que tenha sofrido no ano anterior, vale a pena continuar acreditando. Mire-se nas pessoas felizes e tome como prova de que é possível. Observe como você pode ser mais coerente e não desista! A vida é linda e vale a pena apostar nesta ideia! 

12. Faça por merecer! 
Quem não quer tudo de bom para si e para seus amores? Todos nós queremos! A felicidade está dentro e isso é certo! Mas é preciso estar presente, aqui e agora, para ser capaz de senti-la. Use o passado como lição e o futuro como esperança. Mas o que há de melhor está bem diante de você, neste momento. Usufrua e estará fazendo por merecer!

Desconheço o autor

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Colaboração no Blog da Paróquia de Todos os Santos

A partir de hoje, todas as segundas feiras irei publicar no Blog da Paróquia de Todos os Santos, Embu - SP. Aqui irei deixar os links das postagens para que apreciem e também passem a ler o Blog da Paróquia Todos os Santos.

BOA LEITURA,
Rodolfo Marinho, seu irmão em Cristo!

LINKS:

16.01.2012: Louvai a Deus sem cessar
23.01.2012: Milagres: Manifestação do amor libertador de Deus
30.01.2012: Acolher o próximo, acolher a Cruz de Cristo!
06.02.2012: Libertação: Dom e Compromisso
13.02.2012: Cura e libertação: Sinais da salvação e antecipação da vida eterna
20.02.2012: A misericórdia: Cura para o nosso pecado
05.03.2012: Diante do Altar: Reconciliados!
14.02.2012: Eis que farei coisa nova!
21.03.2012: A necessidade de rezar sempre e nunca desistir...
04.04.2012: O tempo de Deus
12.04.2012: A Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo aos céus
09.05.2012: Não desista
01.07.2012: Em um olhar, a salvação
19.07.2012: No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus (Reportagem por Ana Lima)
31.07.2012: A eficácia da oração


domingo, 15 de janeiro de 2012

Vocação: Deus chama. A nossa resposta: o testemuho

As narrativas de chamado estão entre as mais vivas e impressionantes páginas bíblicas, pois elas nos revelam Deus em sua majestade e mistério que quer contar com o homem em tudo que o mesmo homem é: um misto de verdade, medo e generosidade, levando em conta, inclusive, as possibilidades do homem quanto à resistência e aceitação diante do chamado de Deus. 
Estamos falando de vocação, e vocação é chamado: Deus chama, ao homem cabe responder... Na vocação humana quando respondida afirmativamente se faz presente à vontade e o plano de Deus. 

Todo homem que se encontra no mundo está em estado de vocação, ou seja, é chamado por Deus. Nos acontecimentos da vida humana Deus chama cada homem e mulher à existência para esta vida e a participar de um plano de amor “particular” que Ele prepara a cada um dos seus filhos. 
Assim como a existência de cada um, a vocação também é um chamado pessoal, pois da mesma forma que Deus nos dá a existência de modo particular e a cada um, Ele também fala (chama) pessoalmente a cada um. 
Deus nos fala, nos chama, e ao ouvir sua voz, a nossa parte é descobrir a nossa vocação, passo que nos leva a compreender o plano de vida que Deus tem para cada um de nós, porque a iniciativa é sempre Dele: É Ele que chama! 

Ele nos chama pelo nome, assim como chamou a Samuel, que em um primeiro momento não compreendeu o que se passava, tanto que ele achou que era o sacerdote Eli que o estava chamando, que, por sua vez entendeu que era o Senhor que chamava Samuel e o orientou a responder com disposição àquela voz (Cf. I Sm 3,3-9). 
Embora consagrado a Deus desde o ventre materno (Cf. I Sm 1,9-20), Samuel ainda não conhecia o Senhor, embora penetrasse no mistério pouco a pouco por habitar no Santuário e ser instruído por Eli, mas, ainda não havia tido uma experiência pessoal com o Senhor. 
Uma vez que Samuel compreendeu que aquela voz era o Senhor que o chamava, se põe disponível. Chamado pelo nome ouve a Deus e brada: “Fala, que teu servo escuta” (I Sm 3,10c). Pronto! A experiência pessoal com o Senhor aconteceu: Ele chamou, Samuel respondeu, e posteriormente ele será constituído profeta do Povo de Deus. 

Deus também nos chama pelo nome e nos convida a viver uma vocação fundada em seu plano de amor e em sua vontade. 
Independente de como a vocação irá se desenrolar em nossa vida, a resposta deve ser a mesma de Samuel: “Fala Senhor, que teu servo escuta”, ou simplesmente “Eis-me aqui para fazer a vossa vontade” (Cf. Sl 39,8-9), ou ainda como Maria: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Cf. Lc 1,38), tendo em mente três elementos fundamentais: 

1º. Vocação é serviço, é missão; é colaborar com Deus em seu plano de salvação, pois a vocação de cada um se encontra na vocação de um só povo, a Igreja – a Eleita – chamada a ser luz para as nações; 

2º. Vocação é resposta a Deus, não “em palavras”, mas a resposta é a própria pessoa em sua identidade e auto-realização; é fidelidade a si e a Deus na vivência da Palavra, dos sacramentos e dos costumes e valores cristãos, pois assim Deus a chamou a “SER” instrumento do seu amor. 

3º. Todo homem pertence a Deus, pois traz em seu corpo o Santuário do Espírito Santo (Cf. I Cor 6,19). Portanto, é chamado a responder com a vida. 

João Batista veio para dar testemunho da luz, que é Cristo, e o aponta dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1,36). Aceitar o testemunho do batista significa seguir e buscar a Jesus, como fizeram seus discipulos. O testemunho destes, por sua vez, atrai Pedro e outros e assim sucessivamente. O desejo dos discipulos é “ficar com Jesus”, por isso perguntam onde Ele mora e diante da resposta “Vinde ver”, passam a seguir Jesus. Aqui encontramos “traços” de vocações que se abriram ao contínuo aprofundamento da fé, a partir da experiência do encontro pessoal com Jesus. 
Portanto, vocação também é testemunho! Testemunho firme e engajado, que “contagie” os que estão a redor e os põe igualmente no seguimento de Jesus. Aliás, vocação sem testemunho não é vocação, pois como diz o ditado popular: “palavras movem, testemunhos arrastam multidões”. 
Faz parte de nossa vocação testemunhar, ou seja, apresentar a outros “este Jesus que mudou nossas vidas”, para que a vida de outros sejam transformadas e assim por diante outros e outros sejam transformados pelo Senhor. Este é o poder do testemunho, quando encarnado à vocação. 

Na Eucaristia está a conclusão da nossa resposta ao chamado de Deus. Em cada Eucaristia renovamos a nossa resposta ao chamado de Deus, que nos chama pelo nome a colaborar com o seu plano de salvação, testemunhando o que Ele fez em nosso favor e confirmando a nossa vontade, empenho e compromisso de realizar a missão para a qual Ele nos chamou. 
Que assim, sem reservas, esgotemos nossas vidas! 

Sem. Rodolfo Marinho de Sousa 
2º. Domingo do Tempo Comum – Ano B (Evangelista São Marcos) 
São Paulo, 15 de Janeiro de 2012.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Palavra de Deus permanece firme


Ainda que o mundo esteja se destruindo, a Palavra de Deus permanece firme!

"Que firme alicerce, santos do Senhor, 
tendes na fé na Palavra de penhor. 
Que mais pode Ele dizer, senão o que já disse, 
a vós que em busca de refúgio, para Jesus fugistes! 
Não temas, pois sou contigo, não te assombres, 
Eu sou o teu Deus, e te ajudarei, 
Eu te esforço e sustento firmemente, 
pela Minha graça e mão onipotente! "

Este trecho é de um hino antigo, um hino maravilhoso inclusive para estes dias em que precisamos realmente ficar firmes no alicerce da Palavra de Deus.
"Eis", diz Jesus, "que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos!" (Mt 28,20) Ele está conosco na Sua Palavra, e a Sua Palavra está conosco, e nós podemos nos apoiar solidamente nisso, pois é um alicerce firme que não falha, porque Ele prometeu nos guardar! (Cf. Is 41,10; 43,2)
Um dia, talvez a única Palavra de Deus que teremos, será a que Ele implantou em nossos corações. Por isso, escondamos fielmente a Palavra, para que o poder de Deus possa nos proteger e nos consolar nas horas difíceis, agora e no futuro!

(Desconheço o autor)

Matando um leão por dia

Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu.


Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um amigo, hoje chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso. São raras as chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta vida.
Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de negócios mas muito sobre a vida, ele me perguntou sobre meus negócios. Contei um pouco do que estava fazendo e, meio sem querer, disse a ele:
-"Pois é. Empresário, hoje, tem de matar um leão por dia".
Sua resposta, rápida e afiada, foi:
-"Não mate seu leão. Você deveria mesmo era cuidar dele".
Fiquei surpreso com a resposta e ele provavelmente deve ter notado minha surpresa, pois me disse:
- "Deixe-me lhe contar uma história que quero compartilhar com você".
Segue, mais ou menos, o que consegui lembrar da conversa:

"Existe um ditado popular antigo que diz que temos de "matar um leão por dia". E por muitos anos, eu acreditei nisso, e acordava todos os dias querendo encontrar o tal leão. A vida foi passando e muitas vezes me vi repetindo essa frase.
Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já tinham crescido e precisava trabalhar um pouco menos, mas sempre me lembrava do tal leão, afinal, quem não se preocupa quando tem de matar um deles por dia?
Pois bem. Cheguei aos meus 60 e decidi que era hora de meus filhos começarem a tocar a firma. Mas qual não foi minha surpresa ao ver que nenhum dos três estava preparado! A cada desafio que enfrentavam, parecia que iam desmoronar emocionalmente. Para minha tristeza, tive de voltar à frente dos negócios, até conseguir contratar alguém, que hoje é nosso diretor-geral.
Este "fracasso" me fez pensar muito. O que fiz de errado no meu plano de sucessão? Hoje, do alto dos meus quase 70 anos, eu tenho uma Suspeita: a culpa foi do leão”.

Novamente, eu fiz cara de surpreso. O que o leão tinha a ver com a história? Ele, olhando para o horizonte, como que tentando buscar um passado distante, me disse:
- "É. Pode ser que a culpa não seja cem por cento do leão, mas fica mais fácil justificar dessa forma. Porque, desde quando meus filhos eram pequenos, dei tudo para eles. Uma educação excelente, oportunidade de morar no exterior, estágio em empresas de amigos. Mas, ao dar tudo a eles, esqueci de dar um leão para cada, que era o mais importante. Meu jovem, aprendi que somos o resultado de nossos desafios. Com grandes desafios, nos tornamos grandes. Com pequenos desafios, nos tornamos pequenos. Aprendi que, quanto mais bravo o leão, mais gratos temos de ser. Por isso, aprendi a não só respeitar o leão, mas a admirá-lo e a gostar dele. Que a metáfora é importante, mas errônea: não devemos matar um leão por dia, mas sim cuidar do nosso. Porque o dia em que o leão, em nossas vidas morre, começamos a morrer junto com ele.”
Depois daquele dia, decidi aprender a amar o meu leão. E o que eram desafios se tornaram oportunidades para crescer, ser mais forte, e "me virar" nesta selva em que vivemos.
A capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades para revelar-se.

(Pierre Schurmann)

Ser feliz



Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, 
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
(Fernando Pessoa)

Semana de Evangelização - Janeiro de 2012 - Paróquia Todos os Santos


O mistério cristão


Para explicar o "mistério cristão", o desconhecido autor escreve, a um destinatário chamado Diogneto: "Os cristãos nem por razão, nem por linguagem, nem por costumes se distinguem dos outros homens. De fato, não habitam cidades próprias, nem usam um jargão que se diferencia, nem conduzem um gênero de vida especial. A sua doutrina não está na descoberta do pensamento de homens vários, nem eles aderem a uma corrente filosófica humana, como fazem os outros. Vivendo em cidades gregas e bárbaras, como correspondeu a cada um, e seguindo os costumes do lugar no vestido, na comida e no resto, testemunham um método de vida social admirável e sem dúvida paradoxal".
E ainda: "Casam-se como todos e geram filhos, mas não jogam fora os bebês. Colocam em comum a mesa, mas não a cama. Estão na carne, mas não vivem segundo a carne. Habitam na terra, mas tem a sua cidadania no céu. Obedecem às leis estabelecidas, e com a sua vida superam as leis. Amam a todos, e por todos são perseguidos. Não são conhecidos, e são condenados. São mortos, e retornam a vida. São pobres, e fazem a muitos ricos; Não têm nada, e abandonam tudo. São desprezados, e nos desprezos têm glória. São ultrajados e proclamados justos. São injuriados e abençoam; são maltratados e honram. Fazendo o bem são punidos como malfeitores; condenados se alegram como se recebessem a vida..."

Esta são verdades que mostram a admiração que os cristãos geravam entre os pagãos do tempo, mas também conceitos que são de grandíssima relevância, especialmente no contexto de um projeto de uma "Nova Evangelização".

sábado, 7 de janeiro de 2012

A vida é "muito"



Já me desiludi com pessoas que nunca imaginei que me desiludiriam... 
Mas também desiludi alguém. 
Já fiz coisas por impulso, 
já abracei para proteger, 
já ri quando não devia. 
Fiz amigos eternos... 
E amigos que nunca mais vi. 
Já perdoei erros quase imperdoáveis, 
amei e fui amado... 
Mas também fui rejeitado... 
Fui amado e não amei. 
Já gritei e saltei de tanta felicidade, 
Já vivi de amor e fiz promessas eternas... 
Mas também magoei muitas vezes! 
Já telefonei só para ouvir uma voz 
e apaixonei-me por um sorriso. 
Já pensei que fosse morrer de tanta saudade... 
Tentei substituir pessoas insubstituíveis 
e esquecer pessoas inesquecíveis 
Tive medo de perder alguém especial 
e acabei por perder. 
Mas vivi! E ainda vido! Não passo pela vida. 
E também tu não deverias passar! 
Bom é lutar com determinação, 
abraçar a vida com paixão, 
perder com classe 
e viver com ousadia. 
Porque o mundo pertence a quem se atreve 
e a vida é muito para ser insignificante.

(Desconheço o autor)

Gotas de Sabedoria - Pio XII


“O sorriso é uma das mais belas dádivas que Deus outorgou ao ser humano”

Pão de Cristo


O que se segue é um relato verídico sobre um homem chamado Victor, que depois de meses sem encontrar trabalho, viu-se obrigado a recorrer à mendicância para sobreviver, coisa que o entristecia e Envergonhava muito. 
Numa tarde fria de inverno, encontrava-se nas imediações de um clube social, quando viu chegar um casal. Victor lhe pediu algumas moedas para poder comprar algo para comer. 
- Sinto muito, amigo, mas não tenho trocado- disse ele... 
Sua esposa, ouvindo a conversa perguntou: 
- Que queria o pobre homem? 
- Dinheiro para comer. Disse que tinha fome - respondeu o Marido., 
- Lorenzo, não podemos entrar e comer uma comida farta que não necessitamos e deixar um homem faminto aqui fora! 
- Hoje em dia há um mendigo em cada esquina! Aposto que quer dinheiro para beber! 
- Tenho uns trocados comigo. Vou dar-lhe alguma coisa! 
Mesmo de costas para eles, Victor ouviu tudo que disseram.  Envergonhado, queria se afastar depressa correndo dali, mas neste momento ouviu a amável voz da mulher que dizia: 
- Aqui tens algumas moedas. Consiga algo de comer, ainda que a situação esteja difícil, não perca a esperança. Em algum lugar existe um lugar de trabalho para você. Espero que encontre. 
- Obrigado, senhora. Acabo de sentir-me melhor e capaz de começar de novo. A senhora me ajudou a recobrar o ânimo! Jamais esquecerei sua gentileza. 
-Você estará comendo o Pão de Cristo! Partilhe-o... Disse ela com um largo sorriso dirigido mais a um homem que a um mendigo. 
Victor sentiu como se uma descarga elétrica lhe percorresse o corpo. Encontrou um lugar barato para se alimentar um pouco. Gastou a metade do que havia ganhado e resolveu guardar o que sobrara para o outro dia, comeria 'O Pão de Cristo' dois dias. Uma vez mais aquela descarga elétrica corria por seu interior. 
O PÃO DE CRISTO! 
- Um momento! - Pensou. Não posso guardar o pão de Cristo somente para mim mesmo. 
Parecia-lhe escutar o eco de um velho hino que tinha aprendido na escola dominical. Neste momento, passou a seu lado um velhinho. 
- Quem sabe, este pobre homem tenha fome, pensou. Tenho que partilhar o Pão de Cristo. 
- Ouça - exclamou Victor -. Gostaria de entrar e comer uma boa comida? 
O velho se voltou e encarou-o sem acreditar. 
- Você fala sério, amigo? O homem não acreditava em tamanha sorte, até que se tivesse sentado em uma mesa coberta, com uma toalha e com um belo prato de comida quente na frente. Durante a ceia, Victor notou que o homem envolvia um pedaço de pão em sua sacola de papel. 
- Está guardando um pouco para amanhã? Perguntou. 
- Não, não. É que tem um menininho que conheço onde costumo frequentar que tem passado mal ultimamente e estava chorando quando o deixei. Tinha muita fome. Vou levar-lhe este pão. 
O Pão de Cristo! Recordou novamente as palavras da mulher e teve a estranha sensação de que havia um terceiro convidado sentado naquela mesa. Ao longe os sinos da Igreja pareciam entoar o velho hino que havia soado antes em sua cabeça. Os dois homens levaram o pão ao menino faminto que começou a engoli-lo com alegria. 
De repente, se deteve e chamou um cachorrinho. Um cachorrinho pequeno e assustado. 
- Tome cachorrinho. Dou-te a metade - disse o menino. O Pão de Cristo alcançará também você. 
O pequeno tinha mudado de semblante. Pôs-se de pé e começou a vender o jornal com alegria. 
- Até logo! Disse Victor ao velho. Em algum lugar haverá um emprego. Não desespere! 
- Sabe? - sua voz se tornou em um sussurro. Isto que comemos é o pão de Cristo. Uma senhora me disse quando me deu aquelas moedas para comprá-lo. O futuro nos presenteará com algo muito bom! 
Ao se afastar, Vitor reparou o cachorrinho que lhe farejava a perna. Agachou-se para acariciá-lo e descobriu que tinha uma coleira onde estava gravado o nome e endereço de seu dono. Victor caminhou um bom pedaço até a casa do dono do cachorro e bateu na porta. Ao sair e ver que havia sido encontrado seu cachorro, o homem ficou contentíssimo, e logo sua expressão se tornou séria. Estava por repreender Victor, que certamente lhe havia roubado o cachorro, mas não o fez pois Victor mostrava no rosto um ar e dignidade que o deteve. Disse então: 
- No jornal de ontem, ofereci uma recompensa pelo resgate. Tome! 
Victor olhou o dinheiro meio espantado e disse: 
- Não posso aceitar. Somente queria fazer um bem ao cachorrinho. 
- Pegue-o! Para mim, o que você fez vale muito mais que isto! Você precisa de um emprego? Venha ao meu escritório amanhã. Faz-me muita falta uma pessoa íntegra como você. 
Ao voltar pela avenida aquele velho hino que recordava sua infância, voltou a soar em sua alma. O Hino chamava-se: 'PARTE O PÃO DA VIDA', 

(Desconheço o autor)

Ser sábio é ser simples


Muitas pessoas no mundo se esforçam para adquirir cada vez mais conhecimentos, mas seriam muito mais sábias se simplesmente fossem simples. O Senhor tem que superar todas aquelas coisas para chegar ao coração delas! A Bíblia nos adverte: "Cuidado para não se corromperem e se apartarem da simplicidade que há em Cristo!" (2Cor 11,3). Jesus disse: "Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no Reino dos Céus!" (Mt 18,3). Se simplesmente reconhecermos que somos exatamente como as crianças, e que não sabemos nada, que o Senhor é o único que sabe de tudo, que Ele é o único que é realmente sábio e sabe o que está fazendo, isso é ser esperto de verdade!
Um recém-nascido não tenta analisar a sua mãe, o seu pai, os seus irmãos e irmãs, nem tampouco o novo mundo e a vida à sua volta. Ele simplesmente os aceita, gosta da companhia deles e começa a aprender a viver e a apreciar a vida e os seus entes queridos. Você pessoalmente não tem que saber todas as respostas, todos os porquês e todas as razões, nem tem que saber explicar tudo ou responder a todas as perguntas... você só tem que conhecer Jesus! Ele lhe dá amor, Ele completa a sua vida, Ele lhe dá felicidade e tudo o que você sempre quis e mais! O que mais importa?

(Desconheço o autor)

Seja adorador


Além de recebermos Jesus Eucarístico, é preciso adorá-Lo no Santíssimo Sacramento. Seja adorador! Se, por vários motivos, você não puder permanecer por muito tempo em adoração, passe pelo menos cinco minutos por dia diante de Jesus presente no sacrário.
Não somos capazes de imaginar os benefícios que recebemos quando estamos em adoração diante do Santíssimo Sacramento. Estamos diante do Senhor, apesar de não vê-Lo e senti-Lo. Os nossos sentidos não captam, mas Cristo está ali e está nos vendo com olhos humanos, sorrindo ou chorando conosco.
Da mesma forma que nos unimos ao sofrimento de alguém que amamos, quando essa pessoa se encontra com problemas ou doente, Jesus une-se a nós. No momento em que estamos diante do Santíssimo Sacramento, Jesus está diante de nós. Não fazemos favor nenhum em estar na Sua presença, pelo contrário, é Ele quem nos faz um enorme favor. O Senhor, na Eucaristia, deseja ardentemente esse encontro e, como ovelhas machucadas, precisamos nos encontrar com Ele para a nossa cura. 
Assim como os raios vieram do ostensório que Clara de Assis apresentou diante daqueles homens, raios do poder de Deus virão e permanecerão sobre nós. Nos poucos minutos que passamos diante do Santíssimo Sacramento, tomaremos um banho de luz, de poder, de divindade e voltaremos para as nossas atividades, para o nosso serviço, nossa casa, impregnados da presença de Deus.
Se você tem a oportunidade de fazer adoração ao Santíssimo pelo espaço de meia hora, uma hora, ou até ficar em vigília, faça! Isso trará inúmeros benefícios para você e para sua família. Se não pode ficar um longo tempo com Jesus na Eucaristia, procure fazer pequenas visitas. Ao passar por uma igreja, entre, ajoelhe-se e por alguns instantes diga palavras de amor a Nosso Senhor Jesus.
Deus o abençoe!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Confie sempre


Confia sempre, não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para frente, erguendo-o por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa, e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte... 
Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia. 

(Autor desconhecido)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Gotas de sabedoria - Zeza Marqueti

“Mesmo que eu sofra ainda assim serei somente amor”

O Senhor planeja tudo

Ele tem que pensar no mundo inteiro e em todas as coisas em que está trabalhando e todos os botões que está apertando e toda a informação com que alimenta o Seu computador, e no final tudo irá na direção que Ele quer que vá! Tudo é planejado, tudo é organizado, "decentemente e com ordem"! (1Cor 14,40). Tudo é controlado, está sob perfeito controle, e não pode acontecer nada que não seja da Vontade de Deus! Ele está no controle! O que quer que aconteça é o que tem que acontecer, ou o que Deus permite que aconteça por alguma razão! 
O Senhor tem um propósito para tudo, e um motivo até para as nossas tribulações e aflições, e "todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que amam o Senhor!" (Rom.8,28). Então, tudo o que acontece é da Vontade de Deus de alguma maneira! Tudo está nas mãos de Deus e nada acontece se não for a Vontade d'Ele, principalmente para os Seus filhos que Ele ama e os quais Ele quer tratar bem. Graças a Deus por sempre fazer tudo ser para o nosso bem, porque nós O amamos e o Senhor nos ama e porque o Senhor prometeu que seria assim, Jesus, então nós lhe agradecemos. Muitas vezes o Senhor até faz com que coisas que parecem ruins sejam boas, e com que tudo dê certo. Amém!

(Desconheço o autor)

Feliz olhar novo


O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.
O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.
Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Quero viver bem. Esse ano foi um ano cheio.
Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões.
Normal.
Às vezes se espera demais das pessoas.
Normal.
A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou.
Normal.
O novo ano não vai ser diferente.
Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo para todos nós é sabedoria!
E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!
Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...
Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria “três”, a dos amigos. Ou mude de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.
O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa prá esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro:
CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE).
Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.
Desejo para todo mundo esse olhar especial.
O novo ano pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
2012 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular...
ou... Pode ser puro orgulho!
Depende de mim, de você!
Pode ser. E que seja!!!
Feliz olhar novo!!!

(Carlos Drumond de Andrade)

Sabedoria dos Santos - Santa Faustina


“Nos sofrimentos, manter a calma e o equilíbrio, nos momentos difíceis, recorrer as chagas de Jesus e nelas buscar consolo, alívio, luz e força... Em meio as provações, procurarei enxergar a amorosa mão de Deus”. 

“Nada temas, eu estou contigo. Estes assuntos estão em minhas mãos e eu os resolverei de acordo com a minha misericórdia e nada pode se opor à minha vontade!” (Jesus à Santa Faustina) 

Gotas de Sabedoria - Ir. Inês

“Viva o hoje e não queiras entender os porquês, Deus é o único capaz de entender essa lei: Esperar, esperar... porque Ele pode tardar, mas nunca há de falhar, Deus nunca abandona...”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)