"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

domingo, 15 de janeiro de 2012

Vocação: Deus chama. A nossa resposta: o testemuho

As narrativas de chamado estão entre as mais vivas e impressionantes páginas bíblicas, pois elas nos revelam Deus em sua majestade e mistério que quer contar com o homem em tudo que o mesmo homem é: um misto de verdade, medo e generosidade, levando em conta, inclusive, as possibilidades do homem quanto à resistência e aceitação diante do chamado de Deus. 
Estamos falando de vocação, e vocação é chamado: Deus chama, ao homem cabe responder... Na vocação humana quando respondida afirmativamente se faz presente à vontade e o plano de Deus. 

Todo homem que se encontra no mundo está em estado de vocação, ou seja, é chamado por Deus. Nos acontecimentos da vida humana Deus chama cada homem e mulher à existência para esta vida e a participar de um plano de amor “particular” que Ele prepara a cada um dos seus filhos. 
Assim como a existência de cada um, a vocação também é um chamado pessoal, pois da mesma forma que Deus nos dá a existência de modo particular e a cada um, Ele também fala (chama) pessoalmente a cada um. 
Deus nos fala, nos chama, e ao ouvir sua voz, a nossa parte é descobrir a nossa vocação, passo que nos leva a compreender o plano de vida que Deus tem para cada um de nós, porque a iniciativa é sempre Dele: É Ele que chama! 

Ele nos chama pelo nome, assim como chamou a Samuel, que em um primeiro momento não compreendeu o que se passava, tanto que ele achou que era o sacerdote Eli que o estava chamando, que, por sua vez entendeu que era o Senhor que chamava Samuel e o orientou a responder com disposição àquela voz (Cf. I Sm 3,3-9). 
Embora consagrado a Deus desde o ventre materno (Cf. I Sm 1,9-20), Samuel ainda não conhecia o Senhor, embora penetrasse no mistério pouco a pouco por habitar no Santuário e ser instruído por Eli, mas, ainda não havia tido uma experiência pessoal com o Senhor. 
Uma vez que Samuel compreendeu que aquela voz era o Senhor que o chamava, se põe disponível. Chamado pelo nome ouve a Deus e brada: “Fala, que teu servo escuta” (I Sm 3,10c). Pronto! A experiência pessoal com o Senhor aconteceu: Ele chamou, Samuel respondeu, e posteriormente ele será constituído profeta do Povo de Deus. 

Deus também nos chama pelo nome e nos convida a viver uma vocação fundada em seu plano de amor e em sua vontade. 
Independente de como a vocação irá se desenrolar em nossa vida, a resposta deve ser a mesma de Samuel: “Fala Senhor, que teu servo escuta”, ou simplesmente “Eis-me aqui para fazer a vossa vontade” (Cf. Sl 39,8-9), ou ainda como Maria: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Cf. Lc 1,38), tendo em mente três elementos fundamentais: 

1º. Vocação é serviço, é missão; é colaborar com Deus em seu plano de salvação, pois a vocação de cada um se encontra na vocação de um só povo, a Igreja – a Eleita – chamada a ser luz para as nações; 

2º. Vocação é resposta a Deus, não “em palavras”, mas a resposta é a própria pessoa em sua identidade e auto-realização; é fidelidade a si e a Deus na vivência da Palavra, dos sacramentos e dos costumes e valores cristãos, pois assim Deus a chamou a “SER” instrumento do seu amor. 

3º. Todo homem pertence a Deus, pois traz em seu corpo o Santuário do Espírito Santo (Cf. I Cor 6,19). Portanto, é chamado a responder com a vida. 

João Batista veio para dar testemunho da luz, que é Cristo, e o aponta dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1,36). Aceitar o testemunho do batista significa seguir e buscar a Jesus, como fizeram seus discipulos. O testemunho destes, por sua vez, atrai Pedro e outros e assim sucessivamente. O desejo dos discipulos é “ficar com Jesus”, por isso perguntam onde Ele mora e diante da resposta “Vinde ver”, passam a seguir Jesus. Aqui encontramos “traços” de vocações que se abriram ao contínuo aprofundamento da fé, a partir da experiência do encontro pessoal com Jesus. 
Portanto, vocação também é testemunho! Testemunho firme e engajado, que “contagie” os que estão a redor e os põe igualmente no seguimento de Jesus. Aliás, vocação sem testemunho não é vocação, pois como diz o ditado popular: “palavras movem, testemunhos arrastam multidões”. 
Faz parte de nossa vocação testemunhar, ou seja, apresentar a outros “este Jesus que mudou nossas vidas”, para que a vida de outros sejam transformadas e assim por diante outros e outros sejam transformados pelo Senhor. Este é o poder do testemunho, quando encarnado à vocação. 

Na Eucaristia está a conclusão da nossa resposta ao chamado de Deus. Em cada Eucaristia renovamos a nossa resposta ao chamado de Deus, que nos chama pelo nome a colaborar com o seu plano de salvação, testemunhando o que Ele fez em nosso favor e confirmando a nossa vontade, empenho e compromisso de realizar a missão para a qual Ele nos chamou. 
Que assim, sem reservas, esgotemos nossas vidas! 

Sem. Rodolfo Marinho de Sousa 
2º. Domingo do Tempo Comum – Ano B (Evangelista São Marcos) 
São Paulo, 15 de Janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)