"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Profecia: Dom, Testemunho e Incômodo

O livro do Deuteronômio traz à luz diversos temas: os deveres do rei, a obediência a Lei de Deus, o sacerdócio Levítico e o profetismo, dentre outros temas. 
Em relação ao profetismo, o Deus de Israel promete suscitar entre o povo, profetas (Cf. Dt 18,15-20) que dêem continuidade à mensagem de Moisés, considerado o primeiro profeta do Antigo Testamento. 
O profeta é aquele que fala em nome de Deus, que não tem comprometimento com o poder político ou religioso, pois é exclusivamente um “porta-voz” de Deus: “Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar”. (Dt 18,18). 
Por isso o profeta é mediador do Absoluto, portador fiel da Palavra de Deus e não um adivinho ou vidente, pois o profetismo está inserido na necessidade do anúncio da Palavra de Deus e leva o homem a encontrar-se com a verdade e a vontade de Deus. 
O profeta é aquele que incomoda, pois denúncia com freqüência tudo o que afasta o homem da vontade de Deus, como os falsos valores e a falsa moral, a mentira, os hábitos vazios, o culto externo e aparente cheio de hipocrisia e injustiça, quando este ultima deveria ser feito com amor e tendo uma finalidade só: a maior glória de Deus. 
O profeta é aquele que vem para “mexer” na zona de conforto do homem, pois ele é constituído por Deus “para arrancar e demolir, para destruir e abater, para edificar e plantar” (Jr 1,10). 
Por isso que se diz que um profeta nunca é bem recebido em sua pátria, pois ele causa mais desencontro do que encontro, ele vem para incomodar, torna-se perigo para aqueles que estão somente atentos à sua própria vontade e deixam de lado a vontade e a verdade de Deus. 
Devemos tomar cuidado, portanto com aqueles que são falsos profetas, que pensam portar a Palavra de Deus, quando apenas ecoam palavras humanas e usam da Palavra de Deus para se auto-promover (Cf. Dt 18,20). 

Jesus é o grande profeta. Em Cristo encerram-se as profecias do Antigo Testamento e inicia-se o tempo das promessas, pois é Nele em que se revela e se realiza o plano de Deus sobre a humanidade. 
O evangelho nos deixa claro que Jesus ensina com autoridade e é esta mesma autoridade que o fará realizar os milagres, curas, sinais, como sinais proféticos de sua missão e da edificação do Reino de Deus (Cf. Mc 1,21-28). 
Junto a esta realidade está a Promessa de um novo tempo, uma nova realidade, um novo povo nascido e marcado pelo seu Sangue derramado na Cruz. 

Os profetas de hoje, quem são? Somos nós que fazemos parte da Igreja, que portamos e vivemos a Palavra de Deus e somos chamados a ser pelo testemunho “sinais proféticos” para este mundo da comunhão necessária com Deus para a salvação. 
O Espírito Santo nos motiva a denunciarmos profeticamente o mal e a violação dos costumes morais e cristãos, as ideologias que tiram do centro da vida do homem e a vontade e a verdade de Deus, as explorações mais diversas e a falta de respeito à vida e a dignidade humana. 
Se posicionando deste modo, com ousadia e audácia, nós que somos Igreja, seremos mais que profetas, seremos nos lábios do Cristo a própria profecia que clama ao mundo por fidelidade, conversão e santidade. 

A profecia é dom de Deus à Igreja, um dom que incomoda, pois acusa o nosso comodismo ao mesmo tempo em que nos convida a deixarmos as nossas seguranças e ídolos. E é necessário fazer este caminho para alcançarmos a salvação. 
Por isso peçamos ao Pai que suscite em nós o espírito de profetas e que Ele envie à sua Igreja muitos profetas, que sejam sinal de santidade e nos ajude cada vez mais a termos coragem de ouvir e por em prática a Palavra de Deus, fonte de vida e verdade. 
Não tenhamos medo de “profetizar”, de incomodar, pois quando estivermos incomodando este será o sinal de que estamos vivendo e realizando a Vontade de Deus. 

Sem. Rodolfo Marinho de Sousa 
4º. Domingo do Tempo Comum (Ano B) – 29.01.2012

Imagem:  Profeta Isaías tendo os lábios tocados pelas brasas do altar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)