"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Proibição de símbolos religiosos em repartições públicas


Recebi por e-mail um a resposta de um sacerdote católico que achei bem interessante a respeito daquela proposta de lei que prevê a proibição de símbolos religiosos em repartições públicas, levada a ajuizamento no ano de 2009. Você se lembra desta proposta?
Resumindo, a referida proposta prevê tirar de lugares conhecidos como repartições públicas: sedes do Governo, hospitais, delegacias, presídios, postos de atendimentos diversos, etc., com a justificativa de que o Estado é "Laico", ou seja, a "Nação Brasileira" não está ligada à religião nenhuma, assegurando assim ao individuo a liberdade religiosa. No meu ver, algo muito justo, ainda mais se tratando de uma Nação como a nossa onde encontramos "muitos Brasis" diferentes em um único Brasil, um país marcado por profundas experiências e diferentes realidades sócio-culturais e inclusive religiosas.
Porém, me atrevo a emitir um juízo pessoal a respeito do projeto de lei em questão: Qual é o fundamento desta proposta de lei? É óbvio que é uma ofensiva contra a Igreja e a religião católica! Não acredita em mim? Te dou dois motivos então: 
Primeiro Motivo: Os parlamentares responsáveis pelo projeto são todos protestantes. Não há um católico, ou um "laico" de fato.
Segundo Motivo: Que símbolos religiosos são esses? A Cruz, Imagens de Nossa Senhora e dos Santos... Símbolos Católicos!
Eu até ouvi dizer algumas vezes "que não tem nada ver", "queremos fazer valer a Constituição", e por ai vai.
Aliás, não se trata de um projeto só, mas de vários, todos encabeçados pelos motivos acima, acredito.
Quando penso nesse assunto, gosto de trazer à mente duas certezas:
O país é laico, é uma certeza! Outra certeza é: para esta Nação chegar até onde ela chegou, ela teve seu início na Cruz... Um dos primeiros nomes do Brasil foi "TERRA DE SANTA CRUZ", ou estou errado?
O primeiro "símbolo" da nossa colonização foi àquela imensa Cruz de madeira fincada na praia da Coroa Vermelha, no litoral Sul da Bahia, para a primeira Missa celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra no dia 26 de Abril de 1500. Passaram-se mais de 500 anos desde então, o Brasil se desenvolveu, chegou ao nível que está, e graças a Deus, católicos e evangélicos de bem, ainda são agradecidos à Cruz do Cristo que batizou esta terra como a TERRA DE SANTA CRUZ. 
Se algum projeto do tipo um dia for aprovado, podem até tirar os objetos religiosos das repartições públicas, mas, jamais se apagará da História desta Nação, a verdade de que o Evangelho de Jesus Cristo chegou aqui por meio de uma Cruz rude, por mãos e pregação católica, que possibilitaram direta ou indiretamente, como queiram, o nascimento da maior Nação Católica do mundo e uma das maiores nações cristã da Terra. Pode-se tirar os crucifixos e outros objetos dos lugares públicos, mas, jamais arrancarão do peito de milhares de brasileiros e brasileiras um dos símbolos mais significativos da fé cristã, a Cruz do Cristo, onde Ele entregou a vida para nos salvar, e outros símbolos que fazem parte da cultura e da fé deste povo.
Por isso que no meu ver esse tipo de projeto de lei não passa de uma pobre ignorância. A questão não é religiosa, mas, cultural. Bem ou mal, gostando ou não, a Cruz e outros símbolos religiosos fazem parte da História do nosso País, e em nada tiram a laicidade do Estado. Mentes pobres as que pensam assim, lamentável! Se é para tirar os símbolos religiosos, que se tirem também os homens e mulheres religiosos! Radicalismo? De forma alguma! Só deste modo a Nação será "Laica" como querem uns e outros, ou alguém vai me dizer que tantos homens e mulheres "religiosos" que nos representam no governo não "puxam sardinha" para a sua igreja... Duvido!

A seguir coloco na íntegra a resposta do Frade Demetrius dos Santos Silva. Concordo em partes com o seu pensamento, visto que nem tudo, graças a Deus, é ruim na Organização do Estado Brasileiro, tendo os representantes do Governo à sua frente nas mais diversas Instituições existentes. Deixo a resposta como complemento desta reflexão, a fim de que o leitor tire suas próprias conclusões, a respeito do assunto...


“Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas…
Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. 
A Cruz deve ser retirada! 
Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas. 
Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte. 
Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quarteis, onde os pequenos são constrangidos e torturados. 
Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento. 
É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças; das misérias e sofrimentos dos pequenos; dos pobres e dos menos favorecidos”. 

Frade Demetrius dos Santos Silva * São Paulo/SP
Fonte: FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009

Em Cristo, Mestre e Senhor,
Sem. Rodolfo Marinho de Sousa

Um comentário:

Anônimo disse...

FRANCISCO DE LIMA GOMES, disse:
Frade Demétrius, o senor está levemente equivocado. A Igreja Católica Apostólica Romana abençoa a corrupção brasileira abençoando os políticos. Aliás, ela é o maior vampiro das finanças públicas desde Portugal. É dependente do Estado. Sem essa de querer desvincular as mazelas sociais brasileiras da Igreja Católica. Orgulhe-se de ser o Brasil o país mais católico do mundo MAS dê a ela o devido DÉBITO da corrupção, dos descaso, do desrespeito ao cidadão, da indignidade, da indigência. Foram vocês católicos que ensinaram o Brasil a ser pobre.
filgomes@bol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)