"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

domingo, 5 de setembro de 2010

A Humildade: Escolha do Último lugar


“Ó Senhor, sois glorificado pelos humildes”
(Eclesiástico 3,20)

1. Vamos meditar sobre a virtude da humildade.
O Dicionário da Língua Portuguesa define humildade “como uma qualidade do humilde, a capacidade de reconhecer erros, defeitos ou limitações e ainda como demonstração de respeito”. Ao falar do humilde diz que é “aquele que tem humildade, que é simples e modesto”. E por fim, define “humilhar” como submeter-se, render-se, prostrar-se. O Catecismo da Igreja define a humildade como “purificação do coração” (Cf. CIC 2779). Por fim, segundo a Palavra de Deus, que ilumina todos estes conceitos, a humildade é condição de relacionamento sincero do homem com Deus.

2. A humildade é uma virtude oportuna a todo ser humano, porém, cada vez menos compreendida e menos praticada.
O livro do Eclesiástico nos fala da humildade como uma necessidade nas relações com Deus e o próximo (Cf. Eclo 3,19-21.30-31).
A humildade, ao contrário do que muitos pensam, não consiste em negar as próprias qualidades, mas reconhecer que as mesmas são dom de Deus – quanto mais alguém for rico de dotes, tanto mais se há de humilhar, reconhecendo que tudo foi dado por Deus: Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios”. (Eclo 3,20). Deus é condescendente aos humildes, ou seja, é próximo e fiel, conhece a verdade do seu coração, pois, a humildade de seus filhos e filhas o agrada e o glorifica (Cf. Eclo 3,21).
O contrário da humildade é o orgulho, a soberba, a ambição. 
A humildade atrai o homem ao amor, o orgulho o repele. Quando o homem deixa enraizar-se em si a soberba, é como se ele adquirisse uma segunda natureza, de modo que não é capaz de controlar sua malícia, e muitas vezes também se torna incapaz de emendar-se, fazendo com que no lugar do amor generoso em seu coração nasça a ambição. O livro do Eclesiástico também configura bem esta realidade: “Para o mal do orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele, e ele não compreende”. (Eclo 3,30) 

3. Jesus condena toda forma de orgulho, soberba e ambição.
Ao ser convidado para uma refeição na casa de um dos chefes dos fariseus, além de perceber as más intenções do convite, Jesus percebe também que os convidados se precipitam em escolher os primeiros lugares na mesa (Cf. Lc 1,1-7). Uma cena no mínimo ridícula e desagradável, mas, infelizmente real. Parece que um simples lugar tem o poder de tornar alguém melhor, mais brilhante e importante. Aqui cabe um questionamento: Poderá um simples lugar tornar o homem maior, ou melhor?
A vida de muitos, mesmo cristãos, se reduz à corrida, à competição e à luta pelos primeiros lugares, que traz em si motivos de justificação que vão do “em nome do bem maior”, “por amor ao apostolado” e “até em favor da glória de Deus”. Quem tem coragem de se examinar a fundo descobre que tais “corridas” não passam de pura vaidade.
Aqui, a primeira lição de Jesus: “Quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado” (Lc 7,10-11).
Primeiro, o ultimo lugar não é condição, é escolha. Segundo, a sabedoria de Deus é infusa no coração do humilde. Jesus é a sabedoria de Deus, e, certo disto, fala aos fariseus a respeito de uma virtude que eles desconhecem: a humildade, que escolhe o último lugar, seguida do amor gratuito que escolhe os desprezados.

4. A segunda lição de Jesus é dirigida a quem o convidou àquela refeição: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”. (Lc 7,12-14).
Esta segunda lição se aplica perfeitamente a nós também. Muitas vezes reservamos “nossos convites” para as pessoas que honram a nossa dignidade ou aquelas das quais podemos esperar ou tirar vantagens. Esta é uma conduta até normal à nossa humanidade, pois a maioria dos relacionamentos hoje, quase sua totalidade, são conduzidos e edificados pelo interesse, o que é uma conduta inspirada por vaidade e egoísmo.
Somos humanos, podemos até proceder deste modo, mas, precisamos nos lembrar de que somos “discípulos de Cristo”, e, o discípulo de Cristo é desinteressado nas paixões e recompensas deste mundo, e ao contrário do mestre dos fariseus do Evangelho, convida ao banquete os “pobres, entrevados, coxos e cegos”, aqueles que não podem retribuir o convite. Assim, o cristão é honrado e “bem aventurado” porque irá receber como recompensa a ressurreição!
Estas devem ser também as características de toda a Assembléia Cristã, que não pode se portar de modo algum como uma casta de privilegiados e nem ser concebida como “comunidade fechada e destinada a certas categorias de pessoas”. Por vezes nos deparamos com “perfis” de comunidades fundadas mais nos laços de amizade e interesses do que nos laços da fé. Se isto acontece, é preciso que a comunidade no seu todo se converta, tome uma decisão que supere estes obstáculos, para ser assim sinal do Reino de Deus, onde as diferenças não têm lugar. Estamos falando de uma Igreja aberta a todos, aos que tem algo, e também aos que não tem nada. Uma Igreja que sabe e ensina que no céu o banquete será para todos, sem distinção, e que se esforça ao máximo para antecipar esta realidade aqui na terra.

5. Lembremo-nos por um momento do grande exemplo de humildade que o próprio Senhor Jesus nos deu ao lavar os pés de seus discípulos na ultima ceia (Cf. Jo 13,1-5), a Escritura nos diz que Jesus Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós” (Jo 13,12-15).
O Mestre de todas as virtudes é Jesus. Arrisco dizer que Ele é Mestre em especial na virtude da humildade. São Paulo retrata bem este perfil de Jesus ao dizer que “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,6-8).
A Cruz de Jesus é sabedoria de Deus (Cf. I Cor 1,23-25). Sua morte não é o fim, mas, o inicio de um novo povo, o novo Israel, unido em seu amor manifestado na Cruz, convertido e justificado por este único e definitivo sacrifício. Converter-se à sabedoria de Deus é crer na cruz, é purificar o coração, é render-se totalmente a Deus – é ser humilde.
Ao escolher a Cruz, o Senhor Jesus escolheu o último lugar, para que Deus, o Pai, o exaltasse como o Primeiro dentre todos: “Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor”. (Fl 2,9-11).
Ao escolher a Cruz, Cristo quis nos revelar que amamos, quando, como ele, damos a vida pelos irmãos; que estamos na verdade quando sabemos examinar a nós mesmos e a realidade a nossa volta com liberdade e na certeza do amor difundido na sua Cruz. A sabedoria que vem de Deus e da Cruz do Cristo nos congrega em uma só mesa, onde não há diferenças e nem posições, onde Deus é o anfitrião e tudo em todos.

6. “Escolher o último lugar significa usar o próprio lugar para o serviço dos últimos, e não para o seu domínio ou proveito pessoal”.
Talvez seja impossível mudarmos a tal ponto a nossa mentalidade à cerca destas coisas, a não ser que estejamos profundamente convictos de que os valores terrenos só têm valor na exata medida em que se ordenam aos valores eternos!
A vida cristã perfeita consiste em duas coisas: na concórdia e união entre os irmãos e na consagração a Deus. A consagração a Deus indica que o cristão pode chegar diretamente a Deus e participar da alegria da eternidade, e, obter a salvação por meio de Jesus Cristo. Isto nos faz lembrar de que aqui nesta terra somos estrangeiros, e de que nossa vida aqui é apenas uma peregrinação para a “cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial”, onde os justos, os humildes, os caridosos, “estão inscritos” (Cf. Hb 12,22-23).
Que o Deus do universo, derrame em nossos corações o seu amor e estreite em nós os laços que a Ele nos unem, a fim de que conservemos em nós o que é bom. Que Ele também nos ajude a escolher sempre o ultimo lugar e assim nos ajude a chegar a graça da salvação, não pelos nossos esforços, mas, pela graça que Ele nos alcançou na Cruz do seu Filho.

“Humildes, vede isto e alegrai-vos,
o vosso coração reviverá!”
(Sl 68,33)

Rodolfo Marinho de Sousa
Texto escrito para a Celebração do 22º. Domingo do Tempo Comum, Ano C.
Embu, 29 de Agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)