"Senhor, tua Palavra é luz no meu caminho e lâmpada para os meus pés! Creio que por meio da tua Palavra o Universo se formou; Creio que por meio da Tua Palavra a terra se firmou; Creio que Tua Palavra, o Verbo Eterno, se encarnou em nosso meio: Jesus, és a Palavra Viva de Deus Pai, Palavra que permanece viva em nosso meio, e continua a ser inspirada e renovada pelo Santo Espírito. Tudo pode passar, as ervas podem secar, as folhas podem cair, o céu e a terra passar, mas, tua Palavra meu Deus, jamais passará. E enquanto eu viver quero emprestar minha voz a Ti para que continueis falando ao coração dos homens e mulheres deste tempo! Fala-me Senhor, fala em mim Senhor, fala por mim Senhor!"

sábado, 30 de julho de 2011

Tudo está no controle de Deus


Ás vezes o propósito de Deus, não é do jeito que a gente espera. 
Deus pode permitir o choro, mas depois Ele te consola. 
Pode permitir a dor, mas depois Ele cura. 
Pode permitir a prova, mas a recompensa chega no final. 
Deus pode permitir a queda, mas depois levanta. 
Pode permitir a seca e depois manda a chuva. 
Pode permitir a luta, mas depois Deus sempre chega com vitória na tua vida. 
Está no controle de Deus tua casa. 
Está no controle de Deus tuas promessas. 
Deus tem guardado na palma da mão o teu futuro. 
Está no controle de Deus a tua história. 
Tudo está no controle de Deus!

Desconheço o autor

Gotas de Sabedoria - Dennis Gabor


O futuro não pode ser previsto, mas pode ser inventado. É a nossa habilidade de inventar o futuro que nos dá esperança para fazer de nós o que somos.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gotas de Sabedoria - George Bernard Shaw


“Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir. Que tenham ideal e medo de perdê-lo”. 

Gotas de Sabedoria - George Gracie

“Não importa quão desencorajado você possa estar, Deus nunca lhe pediu para fazer o impossível”.

Proteja seu casamento


por Isaltino Gomes Coelho Filho

Muitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa. Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente. 
Não foi um acidente ou ''um grande amor que surgiu''. Foi um relacionamento do qual o casamento deveria ter sido protegido. Não seja ingênuo pensando que isto só acontece com os outros. Muita gente boa já caiu exatamente por ser ingênua assim. Por isso, proteja eu casamento... Eis algumas dicas: 

§ Tenha bom senso com suas companhias 

Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Muitos casos surgem por não se agir assim. Um executivo precisa de aulas particulares de inglês e contrata uma jovem professora. Contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para o adultério. Significa evitar oportunidades para cair. Companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto traz problemas. 

§ Tome cuidado com as confidências 

A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, são “uma só carne”, isto é, uma só pessoa. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com esposo(a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim. As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre e a proximidade emocional se torna perigosa. Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher está traçando um caminho perigoso. Isto vale para quem faz e para quem ouve confidências. 

§ Evite momentos a sós 

Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um(a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Se necessário, não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento. É melhor ser visto como rude que vir a cair em pecado. 

§ Vigie seus pensamentos 

Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo. Evite filmes, conversas, sites e literatura que apologizam o adultério. 

§ Evite comparações 

Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida. Em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar. Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele do que com o esposo. Ignoraram situações e contextos diferentes. Foram iludidos pelo irreal. Lembre-se do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial. 

§ Evite a síndrome do retorno 

É a idéia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora, a pessoa “renasceu”. Já vi inúmeros casos assim: “Eu renasci”, ou “Eu me senti jovem de novo”. Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge. Se sua vida conjugal se “fossilizou”, há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Temos o que produzimos. 

§ Ponha seu coração no seu lar 

A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Mantenham o clima de namoro: querer estar junto com a pessoa. Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais. 

§ Invista em seu cônjuge 

O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31.23). A ideia é que ele está bem vestido e vê o caráter dela pela roupa dele. Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18.22). De bom tesouro cuida-se e evita-se perdê-lo. Marido: mulher bem tratada é um grande investimento; o retorno emocional é garantido. Mulher: marido bem tratado é um grande investimento; o retorno emocional é garantido. 

§ Busque ajuda 

Havendo problemas, busque ajuda. Primeiro em Deus. Busque orientação de pessoas mais experientes ou de seu pastor (padre). Evite que o problema se avolume. Evite conselhos de gente que não tem o que dizer. Os amigos de Roboão lhe deram maus conselhos (1Rs 12.6-12). Nesta busca de ajuda, evite por mais lenha na fogueira. Evite também raiz de amargura (Hb 12.15). Busque ajuda e não um juiz a seu favor. 

§ Conclusão 

Bons casamentos não acontecem por acaso. São produto de muito trabalho e da graça de Deus. Boa parte do trabalho é investimento emocional no relacionamento conjugal. “Vender a alma” para o cônjuge. Mas investir sem proteger é problemático. É preciso levantar cercas contra os problemas externos, porque os internos são mais vistos e os dois os vivenciam. Não permita brechas. Não dê armas ao inimigo. 

Publicação do Jornal Ágape de Limeira-SP – 2ª quinzena de janeiro/2011.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Transformando frustrações

Na sua forma mais crua, frustração pode ser algo doloroso, negativo e até mesmo destrutivo. Porém, frustração tem também o seu lado positivo. Existe uma quantidade enorme de energia na frustração. Existe um potencial para significativa motivação na sua frustração. 
A chave para se lidar corretamente com frustração é não evitar ou permitir que ela o derrote. O melhor a fazer com a frustração é fazer com que ela se direcione para uma positiva motivação. Quanto mais intensa você sentir a sua frustração, mais motivado você poderá ficar a fim de fazer as positivas mudanças na situação. Ao se sentir frustrado, pare por um momento e calmamente considere as suas circunstâncias. 
Em vez de pensar em mil e uma maneiras de reclamar ou sentir pena de si mesmo, pense em uma maneira de dar um passo à frente. A seguir, dê esse passo e você vai perceber que a frustração logo se transformará em algo benéfico. Frustração é algo poderoso, mas não pode e nem deve levá-lo para baixo. Transforme a frustração num alvo positivo porque esse alvo pode levá-lo para muito longe. 

Nélio Da Silva

Uma carta especial

A Mãe deu um pulo assim que viu o cirurgião a sair da sala de operações. Perguntou: 
- Como é que está o meu filho? Ele vai ficar bom? Quando é que eu posso vê-lo? 
O cirurgião respondeu: 
- Tenho pena. Fizemos tudo, mas o seu filho não resistiu. 
Sally perguntou: 
- Porque razão é que as crianças pequenas têm câncer? Será que Deus não se preocupa? Aonde estavas Tu, Deus, quando o meu filho necessitava?... 
O cirurgião perguntou: 
- Quer algum tempo com o seu filho? Uma das enfermeiras irá trazê-lo dentro de alguns minutos e depois será transportado para a Universidade. 
Sally pediu à enfermeira para ficar com ela enquanto se despedia do seu filho. Passou os dedos pelo cabelo ruivo do seu filho. 
- Quer um cachinho dele? Perguntou a enfermeira. 
Sally abanou a cabeça afirmativamente. A enfermeira cortou o cabelo e colocou-o num saco de plástico, entregando-o a Sally. 
- Foi idéia do Jimmy doar o seu corpo à Universidade porque assim talvez pudesse ajudar outra pessoa, disse Sally. No início eu disse que não, mas o Jimmy respondeu: 
- Mãe, eu não vou necessitar do meu corpo depois de morrer. Talvez possa ajudar outro menino a ficar mais um dia com a sua mãe. 
Ela continuou: 
- O meu Jimmy tinha um coração de ouro. Estava sempre a pensar nos outros. Sempre disposto a ajudar, se pudesse. 
Depois de aí ter passado a maior parte dos últimos seis meses, Sally saiu do "Hospital Children's Mercy" pela última vez. Colocou o saco com as coisas do seu filho no banco do carro ao lado dela. A viagem para casa foi muito difícil. Foi ainda mais difícil entrar na casa vazia. Levou o saco com as coisas do Jimmy, incluindo o cabelo, para o quarto do seu filho. Começou a colocar os carros e as outras coisas no quarto exatamente nos locais onde ele sempre os teve. Deitou-se na cama dele, agarrou a almofada e chorou até que adormeceu. Era quase meia-noite quando acordou e ao lado dela estava uma carta. A carta dizia: 
- Querida mãe, sei que vais ter muitas saudades minhas; mas não penses que me vou esquecer de ti, ou que vou deixar de te amar só porque não estou por perto para dizer:"AMO-TE". Eu vou sempre amar-te cada vez mais, Mãe, por cada dia que passe. Um dia vamos estar juntos de novo. Mas até chegar esse dia, se quiseres adotar um menino para não ficares tão sozinha, por mim está bem. Ele pode ficar com o meu quarto e as minhas coisas para brincar. Mas se preferires uma menina, ela talvez não vá gostar das mesmas coisas que nós, rapazes, gostamos. Vais ter que comprar bonecas e outras coisas que as meninas gostam, tu sabes. 
Não fiques triste a pensar em mim. Este lugar é mesmo fantástico! Os avós vieram me receber assim que eu cheguei para me mostrar tudo, mas vai demorar muito tempo para eu poder ver tudo. Os Anjos são mesmo lindos! Adoro vê-los a voar! E sabes uma coisa?... O Jesus não parece nada como se vê nas fotos, embora quando o vi o tenha conhecido logo. Ele levou-me a visitar Deus! E sabes uma coisa?... Sentei-me no colo d'Ele e falei com Ele, como se eu fosse uma pessoa importante.. Foi quando lhe disse que queria escrever-te esta carta, para te dizer adeus e tudo mais. Mas eu já sabia que não era permitido. Mas sabes uma coisa Mãe?... Deus entregou-me papel e a sua caneta pessoal para eu poder escrever-te esta carta. Acho que Gabriel é o anjo que te vai entregar a carta. 
Deus disse para eu responder a uma das perguntas que tu Lhe fizeste, “Aonde estava Ele quando eu mais precisava?"... Deus disse que estava no mesmo sítio, tal e qual, quando o filho dele, Jesus, foi crucificado. Ele estava presente, tal e qual como está com todos os filhos dele. 
Mãe, só tu é que consegues ver o que eu escrevi, mais ninguém. As outras pessoas vêem este papel em branco. É mesmo maravilhoso não é!?... Eu tenho que dar a caneta de volta a Deus para ele poder continuar a escrever no seu Livro da Vida. Esta noite vou jantar na mesma mesa com Jesus. Tenho a certeza que a comida vai ser boa. 
Estava quase a esquecer-me: já não tenho dores, o câncer já se foi embora. Ainda bem, porque já não podia mais e Deus também não podia ver-me assim. Foi quando ele enviou o Anjo da Misericórdia para me vir buscar. O anjo disse que eu era uma encomenda especial! O que dizes a isto?... Assinado com Amor de Deus, Jesus e de Mim.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sabedoria dos Santos - Santa Terezinha do Menino Jesus


"Não sou uma guerreira que combateu com armas terrestres, mas com a espada do Espírito que é a palavra de Deus".

Proibição de símbolos religiosos em repartições públicas


Recebi por e-mail um a resposta de um sacerdote católico que achei bem interessante a respeito daquela proposta de lei que prevê a proibição de símbolos religiosos em repartições públicas, levada a ajuizamento no ano de 2009. Você se lembra desta proposta?
Resumindo, a referida proposta prevê tirar de lugares conhecidos como repartições públicas: sedes do Governo, hospitais, delegacias, presídios, postos de atendimentos diversos, etc., com a justificativa de que o Estado é "Laico", ou seja, a "Nação Brasileira" não está ligada à religião nenhuma, assegurando assim ao individuo a liberdade religiosa. No meu ver, algo muito justo, ainda mais se tratando de uma Nação como a nossa onde encontramos "muitos Brasis" diferentes em um único Brasil, um país marcado por profundas experiências e diferentes realidades sócio-culturais e inclusive religiosas.
Porém, me atrevo a emitir um juízo pessoal a respeito do projeto de lei em questão: Qual é o fundamento desta proposta de lei? É óbvio que é uma ofensiva contra a Igreja e a religião católica! Não acredita em mim? Te dou dois motivos então: 
Primeiro Motivo: Os parlamentares responsáveis pelo projeto são todos protestantes. Não há um católico, ou um "laico" de fato.
Segundo Motivo: Que símbolos religiosos são esses? A Cruz, Imagens de Nossa Senhora e dos Santos... Símbolos Católicos!
Eu até ouvi dizer algumas vezes "que não tem nada ver", "queremos fazer valer a Constituição", e por ai vai.
Aliás, não se trata de um projeto só, mas de vários, todos encabeçados pelos motivos acima, acredito.
Quando penso nesse assunto, gosto de trazer à mente duas certezas:
O país é laico, é uma certeza! Outra certeza é: para esta Nação chegar até onde ela chegou, ela teve seu início na Cruz... Um dos primeiros nomes do Brasil foi "TERRA DE SANTA CRUZ", ou estou errado?
O primeiro "símbolo" da nossa colonização foi àquela imensa Cruz de madeira fincada na praia da Coroa Vermelha, no litoral Sul da Bahia, para a primeira Missa celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra no dia 26 de Abril de 1500. Passaram-se mais de 500 anos desde então, o Brasil se desenvolveu, chegou ao nível que está, e graças a Deus, católicos e evangélicos de bem, ainda são agradecidos à Cruz do Cristo que batizou esta terra como a TERRA DE SANTA CRUZ. 
Se algum projeto do tipo um dia for aprovado, podem até tirar os objetos religiosos das repartições públicas, mas, jamais se apagará da História desta Nação, a verdade de que o Evangelho de Jesus Cristo chegou aqui por meio de uma Cruz rude, por mãos e pregação católica, que possibilitaram direta ou indiretamente, como queiram, o nascimento da maior Nação Católica do mundo e uma das maiores nações cristã da Terra. Pode-se tirar os crucifixos e outros objetos dos lugares públicos, mas, jamais arrancarão do peito de milhares de brasileiros e brasileiras um dos símbolos mais significativos da fé cristã, a Cruz do Cristo, onde Ele entregou a vida para nos salvar, e outros símbolos que fazem parte da cultura e da fé deste povo.
Por isso que no meu ver esse tipo de projeto de lei não passa de uma pobre ignorância. A questão não é religiosa, mas, cultural. Bem ou mal, gostando ou não, a Cruz e outros símbolos religiosos fazem parte da História do nosso País, e em nada tiram a laicidade do Estado. Mentes pobres as que pensam assim, lamentável! Se é para tirar os símbolos religiosos, que se tirem também os homens e mulheres religiosos! Radicalismo? De forma alguma! Só deste modo a Nação será "Laica" como querem uns e outros, ou alguém vai me dizer que tantos homens e mulheres "religiosos" que nos representam no governo não "puxam sardinha" para a sua igreja... Duvido!

A seguir coloco na íntegra a resposta do Frade Demetrius dos Santos Silva. Concordo em partes com o seu pensamento, visto que nem tudo, graças a Deus, é ruim na Organização do Estado Brasileiro, tendo os representantes do Governo à sua frente nas mais diversas Instituições existentes. Deixo a resposta como complemento desta reflexão, a fim de que o leitor tire suas próprias conclusões, a respeito do assunto...


“Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas…
Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. 
A Cruz deve ser retirada! 
Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas. 
Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte. 
Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quarteis, onde os pequenos são constrangidos e torturados. 
Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento. 
É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças; das misérias e sofrimentos dos pequenos; dos pobres e dos menos favorecidos”. 

Frade Demetrius dos Santos Silva * São Paulo/SP
Fonte: FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009

Em Cristo, Mestre e Senhor,
Sem. Rodolfo Marinho de Sousa

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dia 20 de Julho, Dia internacional da Amizade - Homenagem aos meus amigos

Durante toda minha vida, muitas pessoas passaram por mim, dia após dia.
Mas somente algumas dessas pessoas, ficarão para sempre em minha memória.
Essas pessoas são ditas amigas, e as levarei para sempre em meu coração, às vezes pelo simples fato de terem cruzado meu caminho, às vezes pelo simples fato de terem dito uma única palavra de conforto quando eu precisei.
Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção, e me ouvido falar de minhas angústias,medos, vitórias, derrotas...
Às vezes por terem confiado em mim,e me contado também seus problemas, angústias, vitórias, derrotas...
Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar.
E amigos de verdade, ficam para sempre em nossos corações, assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.
À você meu amigo: você é muito especial e importante para mim.
Sua amizade para mim tem um valor enorme, e nada que eu possa dizer à você, pode ser tão especial ou mais significativo do que sua amizade para mim.


O que me faz feliz, é acordar a cada dia e ver que ainda participo do milagre da vida.
É ver o Sol nascendo iluminando o mundo e em silêncio agradecer a Deus por viver em harmonia.
É ouvir os passarinhos cantando incessantemente e recomeçar de novo sem perder a esperança de que hoje com certeza será melhor do que ontem.
É encontrar um amigo como você assim de repente.
É escrever minhas poesias, quando vem a inspiração.
São essas coisas simples que me fazem feliz, que enfeitam minha vida e aquecem o meu coração.
E assim eu vou vivendo ás vezes triste, ás vezes contente!
Sabendo que mesmo que haja nuvens no céu o Sol voltará a brilhar!
E minha felicidade também!


“Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos”. (Elmer G. Letterman) 


“Os amigos nos trazem o conforto e a segurança para podermos sorrir, amar e cantar as alegrias da vida” (Ghandi) 


“Quantas injustiças podem ser esquecidas no abraço de um amigo!” (Rousseau) 



“Não existe nada melhor e mais gostoso na vida que estar ao lado de amigos. Pois o tempo, por mais curto que seja se torna inesquecível”. 

“Os amigos nos fazem ver que momentos perfeitos existem sim! E que a felicidade está nas coisas mais simples. Ensinam-nos a amar e descobrimos que embora nada seja para sempre existem pessoas eternas”. 

“A amizade é o mais perfeito dos sentimentos porque é livre...” 

“A amizade sempre será uma fonte de renovação, a amizade é renovação para quem dá e para quem recebe”. 

“Ter amigos é poder confiar em alguém mesmo de olhos fechados e saber que nunca vai tropeçar por isso!” 

“Amigo é um anjo que está sempre ao nosso lado mesmo que na distância. É aquele que compartilha nossas alegrias e minimiza nossas tristezas. É aquele que se cala nas horas certas e dentro desse silêncio nos diz tudo... É aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos!” 

“A amizade é um dom que poucos possuem”. 

“Um amigo verdadeiro é alguém que crê em ti, mesmo quando tu deixas de crer em si mesmo”. 

“Muita gente entra e sai em tua vida ao longo dos anos, mas só os verdadeiros amigos deixam impressões em seu coração”. 

“Se temos que esperar, que seja para colhermos a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade”. 

“Não são as coisas bonitas que marcam nossas vidas, mas sim as pessoas que têm o dom de jamais serem esquecidas!” 

“Que a nossa amizade não seja como a lua de apesar de linda às vezes muda de fase, mas que seja como o céu que apesar de lindo é infinito”. 

“Amigo não é aquele que seca as lágrimas, mas sim aquele que nunca as deixa cair” 

“Devemos agradecer às pessoas que nos fazem felizes. São elas os jardineiros encantadores que fazem nossas almas florescerem!” 

“Das maravilhas que cultivo em minha vida podes ter toda certeza de que nossa amizade é uma delas!” 

“Amigos são flores que rego à medida das necessidades, que abraço forte sem anular a liberdade, que amo sem esperar reciprocidade. Amigos são jóias raras e a qualquer sinal respondo com meu amor que é sempre incondicional!” 

“Colocar um anjo como você em meu caminho foi uma forma que Deus encontrou para mostrar o quanto me ama e o quanto se importa comigo...” 

“O amor que há numa amizade, é como a luz do dia... clareia o pensamento, anima o coração e enche a vida de alegria!” 

“Existem pessoas comuns que se tornam especiais, não por qualidades específicas ou virtudes admiráveis, mas pela simplicidade de saber conquistar...” 

“Meus dias são assim, cheios de jardins, repletos de você!” 

“Cada amigo que colhemos no jardim da vida tem sua essência, alguns tem mais concentrada, outros mais equilibrada e outros ainda tão suave que somente com a alma podemos senti-la”. 

“O melhor amigo é aquele que nos faz melhores que somos, que nos ajuda a enfrentar as situações difíceis e não desperdiçar as oportunidades da vida.” 

“No mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.” 

“A amizade é talvez a mais bela forma de amor porque é gratuita e intemporal, não precisa de promessas nem de carne e não se desfaz com brigas!” 

“Enquanto houver amizade como você no mundo, haverá pessoas de sorte como eu, sendo privilegiadas pela sua amizade”. 

“Que a alegria que você transmite retorne a você sempre multiplicada...” 

 “Os verdadeiros amigos são aqueles que a gente aperta, esmaga, quase mata... E eles continuam achando que só foi um... abraço!”

Seleção das diversas mensagens que recebi por ocasião do Dia Internacional da Amizade (20.07.2011) que com carinho e admiração retribuo a todos os meus amigos: os de perto e os de longe; os presentes e os ausentes... 
Rodolfo Marinho de Sousa

quarta-feira, 20 de julho de 2011

No Sangue dos mártires, o fermento da fé

Com o maior cuidado, a Igreja recolheu as lembranças daqueles que foram até o fim para testemunhar a fé. São as "Atas dos Mártires" (Acta Martyrum). Constituem os arquivos da Verdade escritos em letras de sangue: “De nada me servirão os encantos do mundo e dos remos deste século. Melhor para mim é morrer (para me unir) a Cristo Jesus do que reinar até as extremidades da terra. É a Ele, que morreu por nós, que eu procuro; é a Ele, que ressuscitou por nós, que eu quero. Aproxima-se o momento em que serei gerado... Eu vos bendigo por me terdes julgado digno desse dia e dessa hora, digno de ser contado no número dos vossos mártires... Guardastes vossa promessa, Deus da fidelidade e da verdade. Por essa graça e por todas as coisas, eu vos louvo, vos bendigo e vos glorifico pelo eterno e celeste sumo sacerdote, Jesus Cristo vosso Filho bem-amado. Por Ele, que está convosco e com o Espírito, vos seja dada glória, agora e por todos os séculos. Amém” (São Policarpo). (CIC 2474) 
Nós adoramos Cristo qual Filho de Deus. Quanto aos mártires, os amamos quais discípulos e imitadores do Senhor e, o que é justo, por causa de sua incomparável devoção por seu Rei e Mestre. Possamos também nós ser companheiros e condiscípulos seus. (CIC 957) 
Quando, no ciclo anual, a Igreja faz memória dos mártires e dos outros santos, "proclama o mistério pascal" naqueles e naquelas "que sofreram com Cristo e estão glorificados com ele, e propõe seu exemplo aos fiéis para que atraia todos ao Pai por Cristo e, por seus méritos, impetra os benefícios de Deus". (CIC 1173) 
A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro", diz Jesus (Cf. Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não adorar "a Besta", recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega o senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina (CIC 2113). O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé; designa um testemunho que vai até a morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Enfrenta a morte num ato de fortaleza. "Deixai-me ser comida das feras. E por elas que me será concedido chegar até Deus." (Sto. Inácio de Antioquia) (CIC 2473).

terça-feira, 19 de julho de 2011

Aprendi

Aprendi que ninguém é perfeito enquanto não se apaixona. 
Aprendi que a vida é dura, mas eu sou mais que ela! 
Aprendi que as oportunidades nunca se perdem. Aquelas que desperdiças, alguém as aproveita. Aprendi que quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte. Aprendi que devemos sempre dar palavras boas, porque amanhã nunca se sabe as que temos que ouvir. Aprendi que um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto. Aprendi que não posso escolher como me sinto, mas posso sempre fazer alguma coisa. Aprendi que quando o teu filho recém-nascido segura o teu dedo na sua mão tenta prendê-lo para toda a vida. Aprendi que todos, todos querem viver no topo da montanha, mas toda a felicidade está durante a subida. Aprendi que temos que aproveitar da viagem e não apenas pensar na chegada. Aprendi que o melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias: quando são pedidos e quando deles depende a vida. Aprendi que quanto menos tempo se desperdiça, mais coisas posso fazer. 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Gotas de sabedoria - Ella Wheeler Wilcox


"É fácil ser agradável quando a vida corre como uma canção, mas o homem digno é o que sorri quando tudo vai mal. Porque o teste do coração é a dificuldade, e ela sempre chega com os anos, e o sorriso que merece os louvores da terra é o que brilha entre lágrimas"

Partida e chegada


Quando observamos, da praia, um veleiro a afastar-se da costa, navegando mar adentro, impelido pela brisa matinal, estamos diante de um espetáculo de beleza rara.
O barco, impulsionado pela força dos ventos, vai ganhando o mar azul e nos parece cada vez menor.
Não demora muito e só podemos contemplar um pequeno ponto branco na linha remota e indecisa, onde o mar e o céu se encontram.
Quem observa o veleiro sumir na linha do horizonte, certamente exclamará: "já se foi". Terá sumido? Evaporado?
Não, certamente. Apenas o perdemos de vista. O barco continua do mesmo tamanho e com a mesma capacidade que tinha quando estava próximo de nós. Continua tão capaz quanto antes de levar ao porto de destino as cargas recebidas. O veleiro não evaporou, apenas não o podemos mais ver.
Mas ele continua o mesmo. E talvez, no exato instante em que alguém diz: "já se foi", haverá outras vozes, mais além, a afirmar: "lá vem o veleiro"!!!
Assim é a morte. Quando o veleiro parte levando a preciosa carga de um amor que nos foi caro, e o vemos sumir na linha que separa o visível do invisível dizemos: "já se foi". Terá sumido? Evaporado?
Não, certamente. Apenas o perdemos de vista. O ser que amamos continua o mesmo, suas conquistas persistem dentro do mistério divino.
Nada se perde, a não ser o corpo físico de que não mais necessita. E é assim que, no mesmo instante em que dizemos: "já se foi", no além, outro alguém dirá: "já está chegando".
Chegou ao destino levando consigo as aquisições feitas durante a vida.
Na vida cada um leva sua carga de vícios e virtudes, de afetos e desafetos, até que se resolva por desfazer-se do que julgar desnecessário.
A vida é feita de partidas e chegadas. De idas e vindas. Assim, o que para uns parece ser a partida, para outros é a chegada.
Assim, um dia, todos nós partimos como seres imortais que somos todos nós ao encontro daquele que nos criou.

Parábola contada por Henry Sobel, por ocasião da morte de Mário Covas, 
e está prevista para o volume 10 da coleção FRASES, DICAS E HISTÓRIAS MARAVILHOSAS

Gotas de sabedoria - Pablo Neruda


"Morre lentamente quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece". 

Vocação, Dom de Deus a serviço dos irmãos e de sua Obra

“A quem iremos, Senhor? 
Só tu tens palavras de vida eterna”. (João 6,68). 

1. Quando falamos de vocação de veríamos começar a nossa reflexão com esta profissão de fé do Apóstolo Pedro. Ainda mais, quando alguém pensa sobre a sua vocação particular, deveria diante de Jesus, fazer a mesma profissão de fé. E acrescento que, aqueles que já tem a sua vocação definida e escolhida deveriam fazer diariamente esta mesma profissão de fé, renovando sua adesão ao Senhor do modo como escolheu. 

2. Quem dá a vocação é Deus, na Pessoa do seu Filho, Nosso Salvador, pelo Espírito Santo, Fonte da Vida de toda a Igreja. Ou seja, Quando Deus chama ou escolhe é preciso ir, é preciso se abandonar, e não impedir o seu chamado, ou ainda impedíramos alguém de se doar plenamente porque nos é querido. 
Sabendo disto é egoísmo, afastar-se do único que tem palavras de vida eterna, é falta de sensibilidade diante de Deus e do seu Reino, ir a outro lugar, ou a outra Pessoa que não seja o Cristo Jesus. Ou ainda, preocupar-se demasiadamente com diversas questões e esquecer ou deixar de lado o apelo de Deus para que façamos sua obra acontecer. 

3. E a obra do Senhor, só irá acontecer nos nossos dias, se cada um dos cristãos, se comprometerem com este ideal, primeiro fazendo sua profissão de fé, como Pedro e tantos outros Santos e Testemunhos fiéis da História da Humanidade, e tendo a consciência de que só podemos ir àquele que tem palavras de vida eterna. Este é o primeiro passo. 
O segundo passo é dedicar-se a obra do Senhor, da melhor maneira que possamos nos dedicar. Não importa o que eu tenha a apresentar ou oferecer, o importante é ter consciência de que todos nós, independente de qualquer coisa somos vocacionados do Pai. Batizados, Missionários e enviados a proclamar o nome de Jesus e sua Obra Redentora a toda humanidade, levar as suas Palavras de Vida Eterna a todos os corações. 

4. A contribuição humana, transformada em vocação é necessária, para que a Obra do Reino de Deus aconteça no nosso mundo. Esta é uma exigência de todos os tempos, e de todas as formas de cultura, desde o inicio da Igreja de Jesus Cristo. 

5. Um exemplo expressivo de vocação e compromisso encontramos na vida de São Francisco de Assis. Um dia Francisco rezava nas ruínas de uma Igreja, quando viu o Senhor que lhe pediu: “Francisco, reconstrói a minha Igreja”. No primeiro momento São Francisco entendeu que Jesus havia lhe pedido que reconstruísse aquela Igreja onde Ele rezava, mas, na verdade o pedido de Cristo era pra que Francisco usasse sua vocação e a de seus irmãos, para dar Novo Vigor a Igreja, reconstruí-la por meio do testemunho, da vida recolhida, e sobre tudo nos pobres. Não é a toa que a Ordem Franciscana é a maior família religiosa de toda a Igreja. 

6. Também nós, por meio do nosso Batismo, somos chamados a reconstruir, a reerguer e a levantar a Igreja do Senhor. Como já falamos, todos nós somos vocacionados do Pai. 
Este desejo de que a Igreja seja reconstruída e levantada a cada dia por homens e mulheres que se comprometem com a Palavra é um desejo ardente do Coração de Cristo. Por este motivo Ele, o Pai de todas as vocações sempre suscitou e continua suscitando em nosso meio homens e mulheres que se disponibilizam a viver em tudo a sua vocação. 

7. Em primeiro lugar, todos nós somos vocacionados a vida, logo, pelo Batismo temos a vocação de sermos filhos e filhas de Deus, pois É Ele que nos dá a vida em abundância (Cf. João 10,10) e assim fazemos partes de uma única e grande Família de Deus. 
Destes Filhos, Deus separa para a Obra, alguns que se sentem chamados a dedicar-se a Ele inteiramente, de modo até radical. São estes os sacerdotes, religiosos e religiosas, missionários e missionárias. 
Os Sacerdotes, nas pessoas do Papa, Bispos, Padres e Diáconos, são os responsáveis pelo Rebanho do Povo de Deus, aqueles que abençoam, aconselham, dirigem, nos dão a Presença de Cristo e agem diante do mesmo Povo de Deus, como figura do Cristo Bom Pastor. São os responsáveis pela vida do Povo a eles confiados. 
Os Religiosos e Religiosas, consagram totalmente sua vida a Deus, dedicando-se a Ele na pessoa do próximo, sobretudo os mais pobres e marginalizados, na maioria das congregações. São muitas vezes responsáveis pela Vida Litúrgica, Formativa e Espiritual da Igreja. Além do que, tem num sentido geral, independente da ordem ou Comunidade, o dever de rezar pela humanidade inteira, para que pela oração o mundo seja transformado no Amor de Deus. 
Os missionários e missionárias, são aqueles homens e mulheres, que, casados ou não, deixam muitas vezes seu lar e até sua Pátria, para levar a Palavra de Deus aos lugares onde Ela ainda não é compreendida e vivida. Se lançam sem reserva, e de um modo radical, para levar a vida e a Palavra de Cristo àqueles que ainda não sabem o que é viver e que também não conhecem sua Palavra. São muitos os missionários em lugares onde o cristianismo ainda não é conhecido ou muito limitado, como na Índia e África. 

8. Temos o dever de rezar sempre por eles, para que a Missão seja frutuosa e traga os filhos de Deus de volta ou pela primeira vez à casa do Pai, pois, assim também nós somos missionários, por meio da Oração, a exemplo de Santa Terezinha, Padroeira das Missões, que embora nunca tenha saído do convento, orou incessantemente pelas missões e missionários. 

9. Ao meu ver, a vocação mais importante é a vocação da família; a vocação de ser pai, de ser mãe e sobretudo a vocação de dar aos filhos, uma integra educação cristã, pois, é só a partir da família bem estruturada e configurada à Família do senhor, é que teremos santas vocações na Igreja: Santos Padres, Santos Religiosos e Religiosas, Santos missionários e Santos Leigos. 

10. Como dissemos antes, a vocação é para todos, ou melhor, todos tem uma vocação, algo a oferecer. Portanto, mesmo aqueles que não se consagram especificamente a Deus e ao seu Reino, como um sacerdote, religioso ou missionário, também os demais, os leigos, devem consagrar sua vocação a Deus, e usar dos instrumentos dons e talentos que o Espírito Santo distribui para que sua parte na Obra do Reino aconteça. 
Sendo assim, o Serviço pastoral nas nossas paróquias também é vocação; Existem muitas vocações nas nossas paróquias e comunidades que devem ser vividas com amor e entusiasmos, pois, são parcelas importantíssimas para que vivamos conforme o ensinamento de Nosso Senhor no Evangelho. 
Por isso, devemos se há um chamado, se há uma vontade no coração, dar o sim, sem reserva e contribuir seja na catequese, na musica, na liturgia, no zelo pela Igreja, nos mais diversos grupos e pastorais que existem. Apresentar-se diante de Deus com um sim generoso, como foi o de Maria, naquele momento em que a História foi mudada, e deixar com Deus realize a sua vontade, usando dos nossos dons, capacidade e disponibilidade. 

11. É preciso sentir-se livre para dar o sim, sem se sentir obrigado ou coagido. O Reino precisa de SIM’s e de vidas generosas, de pessoas que tenham a consciência de que são necessárias para que o Reino aconteça cada vez mais entre nós, que estejam dispostas a fazer de suas vidas vocação plena de serviço a Deus e aos irmãos, de almas que professem como Pedro que não podem mais viver em lugar algum ou com qualquer um, a não ser com aquele que tem Palavras de Vida Eterna. 

12. Rezar ou Orar é vocação também, ou melhor, faz parte de qualquer vocação. Por isto na oração devemos pedir ao Senhor que envie cada vez mais operários para a sua Messe, porque esta é grande e ainda são pouquíssimos os operários (Cf. Lucas 10,2). 
E ainda na oração, pedir ao Senhor que nos envie, assim como enviou Isaias. Mas, não que simplesmente nos envie a fazer algo, ou algum lugar, mas, como Isaias, devemos perceber onde é preciso ir em nome do Senhor, estar a par da situação quando o Senhor nos perguntar: “Quem há de ir por nós? A quem enviarei?”. Nossa Resposta deve ser a mesma de Isaias: “Eis-me aqui Senhor! Envia-me! Abre meu lábios pra que eu proclame seu Reino e frutifique!” (Cf. Isaias 6,1-8). Isto é se importar com a causa do Reino de Deus! 

13. Se importar com a causa do Reino ainda, é na oração rezarmos principalmente pelas vocações sacerdotais e religiosas que saem de nossas comunidades, pois são sinais de que a nosso pedido ao Senhor que envie mais operários está sendo atendido. E muitas vezes nós pedimos, mas esquecemos de agradecer e de cuidar... E faz parte da nossa vocação cristã ainda, cuidar da vocação uns dos outros, principalmente dos que se consagram inteiramente a Deus. 

14. Aqui entra o nosso compromisso de fazer da Igreja de Cristo, pela oração e por meio daquilo que podemos oferecer, um Celeiro de vocações, um lugar onde elas despertam para o Serviço ao Reino, e ainda fazer da Igreja, um local onde se vivem as vocações: não só as nossas vocações comuns nos nossos serviços vocacionais, mas, também do sacerdote responsável pela Paróquia ou comunidade, dos outros sacerdotes que já estiveram entre nós, dos seminaristas, diáconos, padres, religiosos e missionários que saíram de nossas comunidades. 

15. Só conscientes disto e que poderemos afirmar que a Igreja é Celeiro das Vocações. Só conscientes é que veremos e viveremos a nossa vocação como Dom de Deus a serviço dos irmãos e de seu Reino, sua Obra. 

"A Caridade deu-me a chave da minha vocação. Compreendi que se a Igreja tinha um corpo, composto por membros diferentes, não lhe faltava o mais necessário, o mais nobre de todos, compreendi que a Igreja tinha um coração, e que este coração era ardente de amor.Compreendi que só o amor fazia agir os membros da Igreja, que se o amor viesse a extinguir-se, os apóstolos deixariam de anunciar o Evangelho, os mártires se recusariam a derramar o sangue… Compreendi que o amor englobava todas as vocações, que o amor era tudo, que se estendia a todos os tempos e a todos os lugares…numa palavra, que era eterno!... Então, no excesso da minha alegria delirante, exclamei: ó Jesus, meu amor…a minha vocação, encontrei-a finalmente, a minha vocação, é o amor!... Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, e este lugar, ó meu Deus, fostes Vós quem mo deu…no coração da Igreja, minha Mãe, serei o amor…assim serei tudo…assim será realizado o meu sonho!"
(Santa Terezinha do Menino Jesus)


Sem. Rodolfo Marinho de Sousa

Oração Vocacional pelos jovens 
(Beato João Paulo II)

Jesus, Filho de Deus,
em quem habita toda a plenitude da divindade,
Vós chamais todos os batizados a "fazerem-se ao largo",
percorrendo o caminho da santidade.
Despertai no coração dos jovens
o desejo de serem no mundo de hoje
testemunhas da força do Vosso amor.
Enchei-os do Vosso Espírito de fortaleza e de prudência
para que sejam capazes descobrir
a verdade plena sobre si
e sobre a sua própria vocação. 

Ó nosso Salvador, enviado pelo Pai
para nos revelar o seu amor misericordioso,
concedei à vossa Igreja
o dom de jovens prontos a fazerem-se ao largo
para serem entre os irmãos uma manifestação
da Vossa presença salvífica e renovadora. 

Virgem Santa, Mãe do Redentor,
guia segura no caminho para Deus e para o próximo,
Vós que guardastes as suas palavras no íntimo do coração,
protegei com a Vossa intercessão materna
as famílias e as comunidades eclesiais,
para que estas saibam ajudar os adolescentes e os jovens
a responder com generosidade ao chamamento do Senhor.
Amém.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

No teu altar - Melissa Barcelos


Mil vezes eu falhei,
até que encontrei Tua palavra, oh Senhor.
E hoje se eu cair,
não vou mais me ferir,
Tua graça me cobre, Senhor.
(na, na, na, na, na...)

Majestoso Deus,
é desejo meu, prosseguir em te buscar.
Sempre me perder,
na arte de trazer, louvores a Ti, Senhor.
o meu coração coloco em Tuas mãos,
e tudo o que eu sou.
Com vestes de louvor, eu vim, oh Senhor,
oferecer o meu melhor.

No Teu altar,
na sala do trono.
Sentado à mesa,
contemplando Tua beleza,
além do véu, do Santo dos santos.
Sou só um súdito,
mas ouço Tua voz,
me chamar de filho, meu filho, ó Pai.


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Não há segredos entre o Pai e o Filho - Reflexão diária do Evangelho

"Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”
(Mateus 11,25-27)

Certa ocasião na empresa onde trabalhei, estávamos aguardando um chefe novo, ao lado de quem eu iria trabalhar. A equipe estava alvoroçada, pintaram um homem grosseiro, cheio de maldade, que tratava os funcionários com desprezo e indiferença, falei a meu pai sobre o meu receio e ele perguntou: “mas você conhece esse chefe novo? Já conversou com ele?". E diante da minha negativa ele orientou-me a aguardar, acolher o novo encarregado, e depois de alguns dias seria mais fácil emitir um juízo sobre ele. E assim fiz, com o novo chefe convivi até a sua aposentadoria, era de fato exigente e rigoroso, mas nos tornamos amigos e convivemos ao longo de 20 anos lado a lado. Não era uma pessoa perfeita, tinha lá os seus defeitos, mas também não era o monstro que pintaram para nós, nos dias que precederam a sua chegada. Agora fica mais fácil entender uma coisa: Só Jesus conhece intimamente Deus Pai e tem toda autoridade para falar dele.... 
Tem gente pregando um Deus que não tem nada a ver com o Pai de Jesus, um Deus imponente, exigente demais, que só quer complicar a nossa vida proibindo nos fazer um monte de coisas das quais gostamos. Outros acham que Deus só se achega dos homens importantes e sábios, pois só estes têm condições de compreendê-lo. Hoje Jesus desmonta esse modo super errado de pensar sobre Deus, sua oração é de pura alegria, Deus não age segundo os critérios humanos, os pequenos e insignificantes têm pleno acesso á sua Revelação, já os grandes que se julgam importantes... Nunca vão conseguir compreendê-lo. Jesus conhece o Pai e sabe que ele é exatamente assim, totalmente diferente daquilo que pintam e apregoam e por isso se enche de alegria Louvando e Bendizendo o Pai. 
O conhecimento de Deus supõe um total comprometimento com o seu Plano manifestado em Jesus, a Teologia ajuda bastante, mas Deus ainda prefere um coração puro, vazio de orgulho e vaidade, é aí que ele se revela, através de Jesus.

Diacp. José da Cruz 

sábado, 9 de julho de 2011

A Horta do "Sêo" Justino

Reflexão para o Décimo Quinto Domingo do Tempo Comum (Ano A), a partir do Evangelho de Mateus 13,1-23.

Quando morávamos á rua Antonio Fernandes, na minha adolescência (já faz tempo), meu pai mantinha no fundo do nosso quintal uma modesta horta que se resumia a três canteiros, porém muito bem cuidados, e em certas tardes de intenso calor, lembro-me dele, armado com um velho pano de enxugar pratos, espantado borboletas amarelas e pardais que insistiam em assentar sobre o canteiro. Eu me divertia em ver a seriedade com que fazia essa tarefa e um dia, percebendo que era alvo da minha atenção, fez um comentário que está bem ligado ao evangelho desse domingo “A terra é boa, está bem regada e adubada, e a semente das verduras é de ótima qualidade, mas se a gente abandonar o canteiro e não dar atenção, os passarinhos comem tudo e as borboletas amarelas irão praguejar as folhas”. 
E assim, o “Teólogo” Sêo Justino, me ensinava desta forma bem simples, que tudo o que é bom, além de cultivado, deve ser mantido e conservado, porque há fatores externos que destroem o que foi semeado. No tempo de Jesus, a técnica de plantio de sementes sofria muita perda, pois o semeador saia pelo campo, jogando as mesmas em todos os tipos de terreno, claro que hoje, com toda a tecnologia disponível na agricultura, o aproveitamento das sementes é cem por cento, e elas só são atiradas em locais preparados para o plantio, não havendo mais esse perigo de cair em terra improdutiva. 
Porém, o jeito tecnicamente errado de fazer a semeadura, por aqueles tempos, mostra de maneira bem clara a bondade de Deus, que quer salvar a toda humanidade e por isso, o seu Filho Jesus, lança as sementes do reino em todos os tipos de terrenos, existentes no coração humano, a semente é eficaz, e o semeador sabe muito bem o que está fazendo, pois se a terra árida, pedregosa ou espinhenta, aonde foi lançada a semente, passar por uma transformação, haverá grande chance da semente frutificar. 
Jesus não fica escolhendo as pessoas para anunciar sua palavra e plantar o reino em seu coração, todo homem tem acesso, e não passará por esta vida sem conhecer a palavra que é a todos revelada, pois Deus busca, procura e alcança a cada homem neste mundo. Uma outra comparação muito boa para compreender esta parábola, é lembrarmos daquela brasinha de final de churrasco, que sobrou na churrasqueira e tendo passado a noite inteira, no dia seguinte, ao remexer as cinzas lá está ela, basta um sopro e se transformará em chama nova que incendeia e aquece em redor, a semente está sempre plantada dentro de nós a espera de quem a ajude a germinar. 
Na verdade, o evangelho nos obriga primeiramente a olhar para dentro de nós, onde iremos nos surpreender ao constatar que em nosso coração, a semente da palavra de Deus sempre é jogada abundantemente em todas as celebrações, e que apesar de sua eficácia e potencial para frutificar, muitas vezes não germina, pois há muita terra seca, batida e pedregulhos, que não a deixa brotar, há muito espinho que sufoca o anúncio dentro de nós, além dos pássaros, que são aqueles ideais contrários ao reino de Deus, e que de maneira furtiva, entram em nosso coração e roubam a semente do bem. 
Mas se por um lado recebemos a semente continuamente, somos também enviados como missionários para semear a Boa Nova no coração das pessoas, e aí precisamos nos perguntar com muita honestidade, será que fazemos como Jesus, o Filho de Deus, espalhando a semente em todos os corações, sem se importar com o tipo de terreno que tem ali, ou só queremos semear em terra fértil? O verdadeiro missionário está sempre arriscando, pois o que importa é espalhar as sementes para que todo homem tenha a chance de conhecer a Jesus Salvador. 
Só iremos dar conta dessa missão se primeiramente soubermos cultivar em nós a boa semente da Palavra, estando atento a cada instante, revolvendo a terra com o arado da oração, adubando-a com o verdadeiro maná que é a Santa Eucaristia, para assim manter o nosso canteiro, vivendo na unidade e a comunhão com todos, espantando, como fazia meu pai com aquele pano de prato, qualquer mal que possa impedir a semente de brotar em nosso coração, estando assim bem vigilante para fazer o bem, em todas as oportunidades que Deus nos conceder nessa vida. E por último, vamos também refletir e entender, que em todas as nações, povos, culturas e religiões, Jesus, o Verbo Divino encarnado em nossa história, semeou a palavra e o seu Reino, e assim, iremos reconhecer na diversidade de culturas, nações e religiões, a presença fortalecedora e restauradora do Bem supremo, que brota do coração de Deus, e em Jesus atinge o coração de todo homem, transformando o que é seco em fertilidade, o pedregulho em fertilizante de primeira qualidade, e os malfadados espinhos, em belas flores que exalam para todos o perfume do amor de Deus, derramado em nós por Jesus Cristo...

Diacp. José da Cruz

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DIVULGAÇÃO: Semana de Evangelização: "No sangue dos mártires, o fermento da fé!"

Olá galera da Paróquia Todos os Santos e região!
Olá amigos e irmãos de longa data e também "olá" para quem é só irmão de fé (talvez não nos conheçamos pessoalmente, rs)

Você não pode perder a nossa Semana de Evangelização que acontecerá nos dias 17 a 24.07.2011 na Comunidade Matriz de Santa Emília, Paróquia Todos os Santos

Programação:

17.07 - Missa de abertura as 18h00.

18 a 22.07 - Durante o dia Evangelização de casa em casa nas ruas da Paróquia.
              À noite, a partir das 19h00: Santa Missa, Oração, Louvor, Pregação da Palavra e Adoração ao Santíssimo

23.07 - Na parte da manhã, "Evangelização de casa em casa nas ruas da Paróquia".
           À noite, a partir das 19h00: Noite Eucarística, com Música ao vivo, comes e bebes, confissões, direção espiritual, louvor, oração e Adoração ao Santíssimo.

24.07 - A partir das 14h00 estaremos promovendo a "TARDE SOLIDÁRIA" nas ruas da Paróquia, arrecadando alimentos, roupas, calçados, agasalhos e cobertores para destinarmos ás famílias mais carentes da nossa Paróquia e outras instituições e pessoas necessitadas.
           Às 18h00 celebraremos com jubilo e gratidão a Santa Missa de encerramento da Semana de Evangelização


Endereço: R. Capri, 32 - Jd. Sta. Emília, Embu das Artes - SP. 
(Travessa da Estrada de Itapecerica à Campo Limpo)
                                                                                                                                               Telefone: 4782-4849.

Participe! Ficaremos muito felizes com a sua presença...
Jesus ficará mais feliz ainda!
Maiores informações no "flyer" em anexo...


IMPORTANTE: Agentes de pastorais e movimentos (coordenadores e membros), No próximo domingo (10.07) as 16h00 haverá a reunião de orientação e "formação" para as visitas que acontecerão durante a Semana de Evangelização, pedimos que repassem aos demais membros das pastorais e movimentos este aviso. É IMPRESCINDÍVEL a presença de todos os que irão participar das visitas, mesmo que seja somente no sábado e (ou) na Tarde Solidária! Por favor, não esqueça!!!



Um abraço fraterno,
Deus abençoe a todos!
Sem. Rodolfo Marinho de Sousa.

OBS: Peço a gentileza de ajudarem na divulgação repassando este e-mail aos seus contatos! Grato.


Fazer de Graça - Reflexão diária do Evangelho

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hos­pedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo". 
(Mateus 10, 7-15)
                                             
Eis aqui uma exortação do Senhor, muito complicada e difícil de ser seguida, dar de graça, fazer de graça, servir de graça... Em uma sociedade essencialmente consumista e portanto mercantilista, o cristianismo apresenta esse confronto da gratuidade com a mercantilidade, na comunidade as vezes queremos “vender” carismas, isso parece escandaloso, mas é assim que acontece. Aparentemente as pessoas parecem que estão fazendo realmente de graça, mas lá um belo dia a coisa “estoura” e descobre-se que por trás da dedicação à comunidade, havia algum interesse pessoal. Geralmente os que pulam fora do barco, os que vão embora de mala e cuia, são esses que querem ser reconhecidos, paparicados, elogiados, homenageados, consultados, valorizados... não falei nem uma vez em dinheiro, mas tudo isso é pagamento, que quando falta, a pessoa se irrita, se estressa, enfrenta as demais lideranças, enfrenta até o padre, e se preciso até o Bispo. 
Fazer as coisas do meu modo, do meu jeito, e as pessoas tem de submeter-se a mim, gente assim só atrapalha a caminhada da comunidade, primeiramente pelo mau testemunho, e em segundo porque abafam a vocação e o carisma do outro, por medo de concorrência, não admitem que alguém seja melhor que eles, naquilo que fazem, esses são verdadeiros mercenários. 
Por isso no perfil de um discípulo evangelizador está colocada essa exigência fundamental “De graça recebestes, de graça deveis dar”. O que recebemos de graça de Deus? Tantas coisas, mas há uma que podemos dar aos outros, de graça: é o Amor ! 
O discípulo deve ser desapegado de qualquer bem material, para que os ouvintes se convençam da sua pregação, a sua inteira confiança naquele que os enviou, ora, se o anunciador da Palavra de Deus, colocar sua esperança e confiança, não naquilo que ele é, mas naquilo que ele tem, será difícil convencer alguém, de que o Evangelho é o centro da nossa vida.... 
E uma última coisa, deverá haver nas pessoas uma sincera abertura a Palavra de Deus anunciada, , na casa de uma pessoa assim, é que deve o discípulo ficar hospedado.Mas porém, se houver rejeição, que haja uma ruptura, bata até a poeira da sandália contra aquela casa, porque há mais pessoas sequiosas de ouvirem o anúncio, não perca tempo com os que rejeitam a Palavra. 
Deus proverá outros missionários, para que aquela pessoa também acolha a Palavra, mas em outra oportunidade.

Diacp. José da Cruz

terça-feira, 5 de julho de 2011

Mão de obra qualificada - Reflexão diária do Evangelho

"Naquele tempo, apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”. 
Mateus 9, 32-38 



Nos trabalhos do Reino de Deus, jamais iremos encontrar a placa detestável “NÃO TEMOS VAGA”, ao contrário, todo colaborador é muito bem vindo. Essa afirmativa de que, a messe é grande e os operários são poucos, fez a minha equipe de Teólogos discutirem entre si em um caloroso debate. Que negócio é este? Deus precisa do homem para construir o Reino e realizar a ação salvadora e libertadora de todos os homens? Interessante porque não se trata de um “Faz de conta”, é o próprio Jesus que fala aos discípulos para pedir ao Pai para que este envie trabalhadores para a messe. Não parece que Jesus está fazendo uma “onda” com os seus discípulos, a coisa é muito séria... 
É usando a sua liberdade, dom de Deus, que o homem aceita ser um colaborador na obra da Salvação, sem o pressuposto da liberdade, não haverá abertura e correspondência ao chamado, mas o homem precisa realmente ser livre.... Esse mudo que aparece logo no início do evangelho era um bom homem na comunidade, mas a Força do Mal sufocava a Palavra,. O anúncio não acontecia...Liberto por Jesus, agora o homem que era mudo fala e proclama os louvores de Deus provocando duas reações diferentes: as multidões se admiram mas os chefes dos Fariseus atribuem o poder ao Príncipe dos Demônios. 
A oposição quando é burra, é exatamente assim, não consegue enxergar nenhum valor em seu adversário ou oponente, tudo nele é ruim, tudo o que faz é mal feito, não tem nenhum valor. Não é assim na política ? Alguém já viu adversário político enxergar o Bem na ação do seu oponente? Claro que não, pois isso daria ponto ao outro. Mas os Chefes dos Fariseus são, em uma linguagem mais de hoje, um bando de Antas, pois como é que atribuem uma ação boa a força do mal? Acho que os demônios ficaram possessos, pois na visão Farisaica, fizeram uma ação libertadora, e assim acabaram desmoralizados, porque colaboraram com o Reino de Deus. 
Voltemos á reflexão em seu início, a primeira virtude que Jesus exige dos seus colaboradores é a misericórdia, olhar as multidões e compadecer-se delas, se isso faltar a um evangelizador ou anunciador da Palavra, o mal será terrível. Jesus, aquele que instituiu a nossa Igreja e enviou seus discípulos nunca permaneceu indiferente diante das multidões cansadas e abatidas. Hoje esse quadro continua em nossa sociedade, qual a nossa postura? As pessoas estão desanimadas porque falta-lhes a Esperança, não conseguem vislumbrar nada de bom, pois pensam que o Mal venceu a humanidade...Quem falou ? Então é preciso que eles conheçam a Jesus o Sumo Bem, o Salvador e Libertador, aquele que abre a nossa boca de certa mudez, e faz de nós anunciadores da sua Palavra...Há muito trabalho pela frente, a Messe é grande, não percamos tempo....

Diacp. José da Cruz

Parada Gay: Respeitar e ser respeitado

"Achei interessante e coerente o artigo de Dom Odilo escrito para o jornal "O São Paulo" a respeito do uso de imagens religiosas na 'parada do orgulho gay de São Paulo', uma resposta respeitosa e de acordo com a Doutrina Católica. Um belo pedido de respeito como direito de todos! A seguir, o texto na íntegra!"

(por Dom Odilo Cardeal Scherer - Cardeal Arcebispo de São Paulo)


Eu não queria escrever sobre esse assunto; mas diante das provocações e ofensas ostensivas à comunidade católica e cristã, durante a Parada Gay deste último domingo, não posso deixar de me manifestar em defesa das pessoas que tiveram seus sentimentos e convicções religiosas, seus símbolos e convicções de fé ultrajados.
Ficamos entristecidos quando vemos usados com deboche imagens de santos, deliberadamente associados a práticas que a moral cristã desaprova e que os próprios santos desaprovariam também. Histórias romanceadas ou fantasias criadas para fazer filmes sobre santos e personalidades que honraram a fé cristã não podem servir de base para associá-los a práticas alheias ao seu testemunho de vida. São Sebastião foi um mártir dos inícios do Cristianismo; a tela produzida por um artista cerca de 15 séculos após a vida do santo, não pode ser usada para passar uma suposta identidade homossexual do corajoso mártir. Por que não falar, antes, que ele preferiu heroicamente sofrer as torturas e a morte a ultrajar o bom nome e a dignidade de cristão e filho de Deus?!
“Nem santo salva do vírus da AIDS”. Pois é verdade. O que pode salvar mesmo é uma vida sexual regrada e digna. É o que a Igreja defende e convida todos a fazer. O uso desrespeitoso da imagem dos santos populares é uma ofensa aos próprios santos, que viveram dignamente; e ofende também os sentimentos religiosos do povo. Ninguém gosta de ver vilipendiados os símbolos e imagens de sua fé e seus sentimentos e convicções religiosas. Da mesma forma, também é lamentável o uso desrespeitoso da Sagrada Escritura e das palavras de Jesus – “amai-vos uns aos outros” – como se ele justificasse, aprovasse e incentivasse qualquer forma de “amor”; o “mandamento novo” foi instrumentalizado para justificar práticas contrárias ao ensinamento do próprio Jesus.
A Igreja católica refuta a acusação de “homofóbica”. Investiguem-se os fatos de violência contra homossexuais, para ver se estão relacionados com grupos religiosos católicos. A Igreja Católica desaprova a violência contra quem quer que seja; não apoia, não incentiva e não justifica a violência contra homossexuais. E na história da luta contra o vírus HIV, a Igreja foi pioneira no acolhimento e tratamento de soro-positivos, sem questionar suas opções sexuais; muitos deles são homossexuais e todos são acolhidos com profundo respeito. Grande parte das estruturas de tratamento de aidéticos está ligada à Igreja. Mas ela ensina e defende que a melhor forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis é uma vida sexual regrada e digna.
Quem apela para a Constituição Nacional para afirmar e defender seus direitos, não deve esquecer que a mesma Constituição garante o respeito aos direitos dos outros, aos seus símbolos e organizações religiosas. Quem luta por reconhecimento e respeito, deve aprender a respeitar. Como cristãos, respeitamos a livre manifestação de quem pensa diversamente de nós. Mas o respeito às nossas convicções de fé e moral, às organizações religiosas, símbolos e textos sagrados, é a contrapartida que se requer.
A Igreja Católica tem suas convicções e fala delas abertamente, usando do direito de liberdade de pensamento e de expressão. Embora respeitando as pessoas homossexuais e procurando acolhê-las e tratá-las com respeito, compreensão e caridade, ela afirma que as práticas homossexuais vão contra a natureza; essa não errou ao moldar o ser humano como homem e mulher. Afirma ainda que a sexualidade não depende de “opção”, mas é um fato de natureza e dom de Deus, com um significado próprio, que precisa ser reconhecido, acolhido e vivido coerentemente pelo homem e pela mulher.
Causa preocupação a crescente ambiguidade e confusão em relação à identidade sexual, que vai tomando conta da cultura. Antes de ser um problema moral, é um problema antropológico, que merece uma séria reflexão, em vez de um tratamento superficial e debochado, sob a pressão de organizações interessadas em impor a todos um determinado pensamento sobre a identidade do ser humano. Mais do que nunca, hoje todos concordam que o desrespeito às leis da natureza biológica dos seres introduz neles a desordem e o descontrole nos ecossistemas; produz doenças e desastres ambientais e compromete o futuro e a sustentabilidade da vida. Ora, não seria o caso de fazer semelhante raciocínio, quando se trata das leis inerentes à natureza e à identidade do ser humano? Ignorar e desrespeitar o significado profundo da condição humana não terá consequências? Será sustentável para o futuro da civilização e da humanidade?
As ofensas dirigidas não só à Igreja Católica, mas a tantos outros grupos cristãos e tradições religiosas não são construtivas e não fazem bem aos próprios homossexuais, criando condições para aumentar o fosso da incompreensão e do preconceito contra eles. E não é isso que a Igreja Católica deseja para eles, pois também os ama e tem uma boa nova para eles; e são filhos muito amados pelo Pai do céu, que os chama a viver com dignidade e em paz consigo mesmos e com os outros.

Publicado em O SÃO PAULO, ed. de 28.06.2011
Card. Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo


NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Cartazes de Santos "Musculosos" semi-nus são expostos na Parada Gay de São Paulo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nuvem de Tags

Amizade (7) Ano novo (3) Artigos (20) Artur da Távola (1) Audio (1) Autores desconhecidos (1) Beatificação (1) Carlos Drumonnd de Andrade (1) Charles Caleb Colton (1) Colaboradores (2) Dalai Lama (1) Dennis Gabor (1) Devocional (10) Diacp. José da Cruz (5) Diário (1) Divulgação (1) Documentos da Igreja (2) Ella Wheeler Wilcox (1) Em defesa da vida (1) Estudo sobre a Didaché (6) Estudos e Catequeses (2) Eucaristia (1) Eventos (1) Família (2) Fé e Política (1) Fernando Pessoa (2) Fernando Sabino (1) Formação (21) Fotos (4) Gandhi (1) George Bernard Shaw (1) George Gracie (1) Gotas da Palavra (5) Gotas de sabedoria (50) Henry Thoreau (1) Heresia (2) Homenagem aos pais (1) Homilias (25) Icones (1) Ir. Inês (1) João Paulo II (3) Joseph Campbell (1) Liang Tzu (1) Liturgia (1) Luana Lua (1) Madre Teresa de Calcutá (1) Maria Paula Fraga (1) Mário Lago (1) Mário Quintana (1) Matrimônio (1) Música (30) Natal (7) Nossa Senhora (2) Nossa Senhora Aparecida (3) Nossa Senhora da Alegria (1) Oliver Wendell Holmes (1) Orações (10) Pablo Neruda (1) Palavra dos Santos (3) Paróquia Todos os Santos (1) Pe. Fábio de Melo (1) Pierre Schurmann (1) Pio XII (1) Poemas (6) Pregações (3) Refletindo com a Palavra de Deus (9) Reflexão (84) Reflexões Quaresmais (17) Renata Mangeon (1) Roberto Shinyashiki (1) Rodolfo Marinho de Sousa (1) Sabedoria dos Santos (10) Sacerdócio (2) Sacramentos (1) Sagrada Família (1) Saint Exupéry (1) Santa Emília de Rodat (2) Santa Faustina (1) Santa Teresa de Jesus (1) Santa Terezinha do Menino Jesus (2) Santo Agostinho (1) Santos (1) São Francisco de Assis (1) São João Maria Vianney (1) Sirlei L. Passolongo (1) Solidariedade (1) Tahyane Rangel (1) Testemunho (7) Vargas Vila (1) Versículos Eternos (1) Videos (49) Vinicius de Moraes (1) Vocação (2) Zeza Marqueti (1)