A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. (Provérbios 15,1)
Recebi uma mensagem sobre a fala e não posso deixar de compartilhar, pois tal é a importância que ela ocupa em nossas vidas nos dias de hoje, são relacionamentos quebrados, brigas, negócios desfeitos e até conquistas que se perdem por não saber como se conduzir as palavras, pois “há poder em suas palavras”
Certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.
- "Que desgraça, senhor!", exclamou o sábio.
- "Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!"
- "Mas que insolente!", gritou o sultão.
- "Como se atreve a dizer tal coisa?!"
Então, ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas. Mandou também que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho. O outro sábio chegou e disse:
- "Senhor, uma grande felicidade vos está reservada! O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!"
A fisionomia do sultão se iluminou, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao sábio. Quando este saía do palácio, um cortesão perguntou ao sábio:
- “Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega!!! No entanto, ele levou chicotadas, e você, moedas de ouro!"
Respondeu, então, o sábio:
- "Lembre-se sempre, amigo, tudo depende da maneira de dizer as coisas..."
A bíblia nos ensina que:
“Que o falar “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno”. (Mateus 5,37)
“Acima de tudo, meus irmãos, quando vocês prometerem alguma coisa, não jurem pelo céu, nem pela terra, nem por nada mais. Digam somente “sim”, quando for sim, e “não”, quando for não, para que Deus não os condene”. (Tiago 5,12).
Falar com sabedoria é um dos grandes desafios em nossos relacionamentos, pois a maneira de dizer as coisas influencia muito em tudo aquilo que vamos fazer, porque as palavras têm força, têm poder. Elas podem gerar felicidade ou desgraça, moedas de ouro ou chicotadas, paz ou guerra.
Já ouvi alguém dizer:
- “Digo a verdade, doa a quem doer.”
A verdade deve ser dita, mas a forma como é feita pode fazer toda a diferença.
Que aprendamos a pronunciar palavras que engrandeçam, que tocam no coração, que transformam e que possibilitam uma convivência melhor nas famílias, nos grupos de amigos e irmãos, nas equipes de escolas e trabalho! Que possamos através das palavras dizer coisas que abençoem outras vidas.
(Desconheço o autor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário